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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36173
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Oliveira, Bruno Novais de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T18:19:14Z | - |
dc.date.available | 2022-09-26T18:19:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Bruno Novais de. A dialética entre sujeito e totalidade. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36173 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Adorno | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Emancipação | pt_BR |
dc.subject | Dialética | pt_BR |
dc.title | Adorno e a educação: a dialética entre sujeito e totalidade. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Igor Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3096934830974706 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Rafael Cordeiro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0797656459749176 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Alves, Igor Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3096934830974706 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca entender as críticas de Adorno ao sujeito do século XX, mais especificamente do período pós-guerra. Nesse sentido, buscamos analisar conceitos distintos mas que norteiem a discussão sobre a relação entre sujeito e sociedade: o primeiro é entender os aspectos da dialética e quais conceitos que podem erigir a discussão sobre ela, principalmente sobre os aspectos da dialética entre o particular e o universal; o segundo momento desse trabalho será sobre as relações do passado que é caracterizador do processo formativo do sujeito, e como isso pode criar um sujeito emancipado ou um sujeito que é pura adesão ao que é socialmente estabelecido; e, o terceiro e último momento, será dedicado a pensar o próprio conceito de formação (Bildung) como a tentativa de emancipar o sujeito, de como, através de uma boa formação, o sujeito possa combater o que perpetua, ou instaura, o fascismo, ou como existe um processo de semiformação (Halbbildung) que descaracteriza o sujeito e o aliena. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Filosofia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 42 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Filosofia |
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