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dc.creatorOliveira, Bruno Novais de-
dc.date.accessioned2022-09-26T18:19:14Z-
dc.date.available2022-09-26T18:19:14Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Bruno Novais de. A dialética entre sujeito e totalidade. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36173-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdornopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectDialéticapt_BR
dc.titleAdorno e a educação: a dialética entre sujeito e totalidade.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Igor Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3096934830974706pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rafael Cordeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0797656459749176pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Igor Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3096934830974706pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca entender as críticas de Adorno ao sujeito do século XX, mais especificamente do período pós-guerra. Nesse sentido, buscamos analisar conceitos distintos mas que norteiem a discussão sobre a relação entre sujeito e sociedade: o primeiro é entender os aspectos da dialética e quais conceitos que podem erigir a discussão sobre ela, principalmente sobre os aspectos da dialética entre o particular e o universal; o segundo momento desse trabalho será sobre as relações do passado que é caracterizador do processo formativo do sujeito, e como isso pode criar um sujeito emancipado ou um sujeito que é pura adesão ao que é socialmente estabelecido; e, o terceiro e último momento, será dedicado a pensar o próprio conceito de formação (Bildung) como a tentativa de emancipar o sujeito, de como, através de uma boa formação, o sujeito possa combater o que perpetua, ou instaura, o fascismo, ou como existe um processo de semiformação (Halbbildung) que descaracteriza o sujeito e o aliena.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFilosofiapt_BR
dc.sizeorduration42pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Filosofia

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