Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35136
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Germinar: um espaço de contraturno escolar em Uberlândia - MG |
Autor: | Messias, Giovanna Rodrigues |
Primer orientador: | Carneiro, Gabriela Pereira |
Primer miembro de la banca: | Cunha, Cláudia dos Reis e |
Segundo miembro de la banca: | Borda, Luis Eduardo dos Santos |
Tercer miembro de la banca: | Furuya, Acácia |
Resumen: | A educação em contraturnos escolares vai além do ensino básico oferecido por instituições formais e auxilia no desenvolvimento da criatividade, na formação de relações humanas, na construção do pensamento crítico e no despertar de habilidades específicas, abordando a aprendizagem de um modo mais dinâmico. Além disso, a oferta desses espaços contribui imensamente para o ecossistema educacional da cidade e para a garantia do desenvolvimento pleno de suas crianças e adolescentes, especialmente frente a populações em situação de vulnerabilidade. Este trabalho propõe a criação de um espaço de contraturno escolar na cidade de Uberlândia que se aproxima do conceito de educação integral, reconhecendo os sujeitos na sua multidimensionalidade. Se trata de um espaço que oferece atividades artísticas, esportivas, culturais e sociais em um contexto extracurricular, auxiliando na construção plural do conhecimento e na vida familiar. |
Abstract: | After-school education goes beyond basic education offered by formal institutions and helps in the development of creativity, in the formation of human relationships, in the construction of critical thinking and in the awakening of specific skills, approaching learning in a more dynamic way. In addition, the provision of these spaces contributes immensely to the city's educational ecosystem and to ensuring the full development of its children and teenagers, especially facing the more vulnerable population. This work proposes the creation of an after-school space in the city of Uberlândia that approaches the concept of integral education, recognizing the subjects in their multidimensionality. It is a space that offers arts, sports, cultural and social activities in an extracurricular context, helping the plural construction of knowledge and family life. |
Palabras clave: | Arquitetura Crianças e adolescentes Contraturno escolar Educação integral |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | MESSIAS, Giovanna Rodrigues. Germinar: um espaço de contraturno escolar em Uberlândia-MG. 2022. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35136 |
Fecha de defensa: | 9-may-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Arquitetura e Urbanismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC 2 - Pranchas - Giovanna Rodrigues Messias.pdf | 6.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
GerminarUmEspaço.pdf | TCC | 39.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.