Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35136
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Germinar: um espaço de contraturno escolar em Uberlândia - MG
Autor: Messias, Giovanna Rodrigues
Primer orientador: Carneiro, Gabriela Pereira
Primer miembro de la banca: Cunha, Cláudia dos Reis e
Segundo miembro de la banca: Borda, Luis Eduardo dos Santos
Tercer miembro de la banca: Furuya, Acácia
Resumen: A educação em contraturnos escolares vai além do ensino básico oferecido por instituições formais e auxilia no desenvolvimento da criatividade, na formação de relações humanas, na construção do pensamento crítico e no despertar de habilidades específicas, abordando a aprendizagem de um modo mais dinâmico. Além disso, a oferta desses espaços contribui imensamente para o ecossistema educacional da cidade e para a garantia do desenvolvimento pleno de suas crianças e adolescentes, especialmente frente a populações em situação de vulnerabilidade. Este trabalho propõe a criação de um espaço de contraturno escolar na cidade de Uberlândia que se aproxima do conceito de educação integral, reconhecendo os sujeitos na sua multidimensionalidade. Se trata de um espaço que oferece atividades artísticas, esportivas, culturais e sociais em um contexto extracurricular, auxiliando na construção plural do conhecimento e na vida familiar.
Abstract: After-school education goes beyond basic education offered by formal institutions and helps in the development of creativity, in the formation of human relationships, in the construction of critical thinking and in the awakening of specific skills, approaching learning in a more dynamic way. In addition, the provision of these spaces contributes immensely to the city's educational ecosystem and to ensuring the full development of its children and teenagers, especially facing the more vulnerable population. This work proposes the creation of an after-school space in the city of Uberlândia that approaches the concept of integral education, recognizing the subjects in their multidimensionality. It is a space that offers arts, sports, cultural and social activities in an extracurricular context, helping the plural construction of knowledge and family life.
Palabras clave: Arquitetura
Crianças e adolescentes
Contraturno escolar
Educação integral
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MESSIAS, Giovanna Rodrigues. Germinar: um espaço de contraturno escolar em Uberlândia-MG. 2022. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35136
Fecha de defensa: 9-may-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TCC 2 - Pranchas - Giovanna Rodrigues Messias.pdf6.39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
GerminarUmEspaço.pdfTCC39.77 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.