Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35136
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Germinar: um espaço de contraturno escolar em Uberlândia - MG
Author: Messias, Giovanna Rodrigues
First Advisor: Carneiro, Gabriela Pereira
First member of the Committee: Cunha, Cláudia dos Reis e
Second member of the Committee: Borda, Luis Eduardo dos Santos
Third member of the Committee: Furuya, Acácia
Summary: A educação em contraturnos escolares vai além do ensino básico oferecido por instituições formais e auxilia no desenvolvimento da criatividade, na formação de relações humanas, na construção do pensamento crítico e no despertar de habilidades específicas, abordando a aprendizagem de um modo mais dinâmico. Além disso, a oferta desses espaços contribui imensamente para o ecossistema educacional da cidade e para a garantia do desenvolvimento pleno de suas crianças e adolescentes, especialmente frente a populações em situação de vulnerabilidade. Este trabalho propõe a criação de um espaço de contraturno escolar na cidade de Uberlândia que se aproxima do conceito de educação integral, reconhecendo os sujeitos na sua multidimensionalidade. Se trata de um espaço que oferece atividades artísticas, esportivas, culturais e sociais em um contexto extracurricular, auxiliando na construção plural do conhecimento e na vida familiar.
Abstract: After-school education goes beyond basic education offered by formal institutions and helps in the development of creativity, in the formation of human relationships, in the construction of critical thinking and in the awakening of specific skills, approaching learning in a more dynamic way. In addition, the provision of these spaces contributes immensely to the city's educational ecosystem and to ensuring the full development of its children and teenagers, especially facing the more vulnerable population. This work proposes the creation of an after-school space in the city of Uberlândia that approaches the concept of integral education, recognizing the subjects in their multidimensionality. It is a space that offers arts, sports, cultural and social activities in an extracurricular context, helping the plural construction of knowledge and family life.
Keywords: Arquitetura
Crianças e adolescentes
Contraturno escolar
Educação integral
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MESSIAS, Giovanna Rodrigues. Germinar: um espaço de contraturno escolar em Uberlândia-MG. 2022. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35136
Date of defense: 9-May-2022
Appears in Collections:TCC - Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC 2 - Pranchas - Giovanna Rodrigues Messias.pdf6.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
GerminarUmEspaço.pdfTCC39.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.