Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34280
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4546-7889
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Glauber como Vidraça Trincada: consonâncias, dissonâncias e antagonismos estéticos-políticos no Cinema Novo Glauberiano
Título(s) alternativo(s): Glauber as Cracked Glass: consonances, dissonances and aesthetic-political antagonisms in Cinema Novo Glauberiano
Autor(es): Borges, Ítalo Nelli
Primeiro orientador: Ramos, Alcides Freire
Primeiro membro da banca: Costa, Rodrigo de Freitas
Segundo membro da banca: Duarte, André Luis Bertelli
Terceiro membro da banca: Ramos, Rosangela Patriota
Quarto membro da banca: Souza, Julierme Sebastião Morais
Resumo: Buscando a construção de um olhar histórico acerca da recepção da crítica especializada em relação aos textos e filmes de Glauber Rocha realizados na década de 1960, esta tese se concentra em identificar e analisar comparativamente a diversidade de discursos consonantes, dissonantes e antagonistas ao cineasta privilegiando as definições sobre o cinema brasileiro moderno como principal parâmetro interpretativo das fontes. Neste sentido, nos debruçamos sobre a recepção de quatro produtos realizados por Glauber Rocha; Barravento (1962), Revisão Crítica do Cinema Brasileiro (1963), Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) e Terra em Transe (1967). A ênfase em perspectivas receptivas contrárias às propostas estético­políticas do cineasta visa contribuir na construção de uma interpretação histórica a contrapelo da direta consagração do artista propõe a compreensão das dificuldades encontradas por Glauber Rocha para se afirmar enquanto figura de proa do cinema brasileiro nos anos 1960 que normalmente não são abordadas pela historiografia especializada.
Abstract: Seeking to build a historical look at the reception of specialized critics in relation to Glauber Rocha's texts and films made in the 1960’s, this thesis focuses on identifying and comparatively analyzing the diversity of consonant, dissonant and antagonistic discourses to the filmmaker, privileging the definitions of modern Brazilian cinema as the main interpretive parameter of the sources. In this sense, we focused on the reception of four products made by Glauber Rocha; Barravento (1962), Critical Review of Brazilian Cinema (1963), Deus eo Diabo na Terra do Sol (1964) and Terra em Transe (1967). The emphasis on receptive perspectives contrary to the filmmaker's aesthetic­political proposals aims to contribute to the construction of a historical interpretation against the artist's direct consecration proposes an understanding of the difficulties encountered by Glauber Rocha to assert himself as a leading figure of Brazilian cinema in the 1960’s that are not normally addressed by specialist historiography.
Palavras-chave: Glauber Rocha
Glauber Rocha
Recepção
Reception
Memória histórica
Historical memory
História do cinema brasileiro
History of Brazilian cinema
Cinema novo
Cinema novo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
Assunto: História
Cinema Novo
Cinema brasileiro - História e crítica
Memória - História
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Referência: BORGES, Ítalo Nelli. Glauber como Vidraça Trincada: consonâncias, dissonâncias e antagonismos estéticos-políticos no Cinema Novo Glauberiano. 2021. 293 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5553
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5553
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34280
Data de defesa: 24-Set-2021
Aparece nas coleções:TESE - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GlauberComoVidraçaTrincada.pdfDissertação ou Tese1.69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons