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dc.creatorBorges, Ítalo Nelli-
dc.date.accessioned2022-03-15T20:42:21Z-
dc.date.available2022-03-15T20:42:21Z-
dc.date.issued2021-09-24-
dc.identifier.citationBORGES, Ítalo Nelli. Glauber como Vidraça Trincada: consonâncias, dissonâncias e antagonismos estéticos-políticos no Cinema Novo Glauberiano. 2021. 293 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5553pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34280-
dc.description.abstractSeeking to build a historical look at the reception of specialized critics in relation to Glauber Rocha's texts and films made in the 1960’s, this thesis focuses on identifying and comparatively analyzing the diversity of consonant, dissonant and antagonistic discourses to the filmmaker, privileging the definitions of modern Brazilian cinema as the main interpretive parameter of the sources. In this sense, we focused on the reception of four products made by Glauber Rocha; Barravento (1962), Critical Review of Brazilian Cinema (1963), Deus eo Diabo na Terra do Sol (1964) and Terra em Transe (1967). The emphasis on receptive perspectives contrary to the filmmaker's aesthetic­political proposals aims to contribute to the construction of a historical interpretation against the artist's direct consecration proposes an understanding of the difficulties encountered by Glauber Rocha to assert himself as a leading figure of Brazilian cinema in the 1960’s that are not normally addressed by specialist historiography.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectGlauber Rochapt_BR
dc.subjectGlauber Rochapt_BR
dc.subjectRecepçãopt_BR
dc.subjectReceptionpt_BR
dc.subjectMemória históricapt_BR
dc.subjectHistorical memorypt_BR
dc.subjectHistória do cinema brasileiropt_BR
dc.subjectHistory of Brazilian cinemapt_BR
dc.subjectCinema novopt_BR
dc.subjectCinema novopt_BR
dc.titleGlauber como Vidraça Trincada: consonâncias, dissonâncias e antagonismos estéticos-políticos no Cinema Novo Glauberianopt_BR
dc.title.alternativeGlauber as Cracked Glass: consonances, dissonances and aesthetic-political antagonisms in Cinema Novo Glauberianopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4887520444879981pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Rodrigo de Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6550623178520228pt_BR
dc.contributor.referee2Duarte, André Luis Bertelli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8645753480811309pt_BR
dc.contributor.referee3Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8434935867197930pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Julierme Sebastião Morais-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8444363168551026pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5192775442790110pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoBuscando a construção de um olhar histórico acerca da recepção da crítica especializada em relação aos textos e filmes de Glauber Rocha realizados na década de 1960, esta tese se concentra em identificar e analisar comparativamente a diversidade de discursos consonantes, dissonantes e antagonistas ao cineasta privilegiando as definições sobre o cinema brasileiro moderno como principal parâmetro interpretativo das fontes. Neste sentido, nos debruçamos sobre a recepção de quatro produtos realizados por Glauber Rocha; Barravento (1962), Revisão Crítica do Cinema Brasileiro (1963), Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) e Terra em Transe (1967). A ênfase em perspectivas receptivas contrárias às propostas estético­políticas do cineasta visa contribuir na construção de uma interpretação histórica a contrapelo da direta consagração do artista propõe a compreensão das dificuldades encontradas por Glauber Rocha para se afirmar enquanto figura de proa do cinema brasileiro nos anos 1960 que normalmente não são abordadas pela historiografia especializada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration293pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5553pt_BR
dc.orcid.putcode109920821-
dc.crossref.doibatchid9360cd3e-3f28-4d43-912a-e4d811a43eaf-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoCinema Novopt_BR
dc.subject.autorizadoCinema brasileiro - História e críticapt_BR
dc.subject.autorizadoMemória - Históriapt_BR
Appears in Collections:TESE - História

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