Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34280
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4546-7889
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Glauber como Vidraça Trincada: consonâncias, dissonâncias e antagonismos estéticos-políticos no Cinema Novo Glauberiano
Título (s) alternativo (s): Glauber as Cracked Glass: consonances, dissonances and aesthetic-political antagonisms in Cinema Novo Glauberiano
Autor: Borges, Ítalo Nelli
Primer orientador: Ramos, Alcides Freire
Primer miembro de la banca: Costa, Rodrigo de Freitas
Segundo miembro de la banca: Duarte, André Luis Bertelli
Tercer miembro de la banca: Ramos, Rosangela Patriota
Cuarto miembro de la banca: Souza, Julierme Sebastião Morais
Resumen: Buscando a construção de um olhar histórico acerca da recepção da crítica especializada em relação aos textos e filmes de Glauber Rocha realizados na década de 1960, esta tese se concentra em identificar e analisar comparativamente a diversidade de discursos consonantes, dissonantes e antagonistas ao cineasta privilegiando as definições sobre o cinema brasileiro moderno como principal parâmetro interpretativo das fontes. Neste sentido, nos debruçamos sobre a recepção de quatro produtos realizados por Glauber Rocha; Barravento (1962), Revisão Crítica do Cinema Brasileiro (1963), Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) e Terra em Transe (1967). A ênfase em perspectivas receptivas contrárias às propostas estético­políticas do cineasta visa contribuir na construção de uma interpretação histórica a contrapelo da direta consagração do artista propõe a compreensão das dificuldades encontradas por Glauber Rocha para se afirmar enquanto figura de proa do cinema brasileiro nos anos 1960 que normalmente não são abordadas pela historiografia especializada.
Abstract: Seeking to build a historical look at the reception of specialized critics in relation to Glauber Rocha's texts and films made in the 1960’s, this thesis focuses on identifying and comparatively analyzing the diversity of consonant, dissonant and antagonistic discourses to the filmmaker, privileging the definitions of modern Brazilian cinema as the main interpretive parameter of the sources. In this sense, we focused on the reception of four products made by Glauber Rocha; Barravento (1962), Critical Review of Brazilian Cinema (1963), Deus eo Diabo na Terra do Sol (1964) and Terra em Transe (1967). The emphasis on receptive perspectives contrary to the filmmaker's aesthetic­political proposals aims to contribute to the construction of a historical interpretation against the artist's direct consecration proposes an understanding of the difficulties encountered by Glauber Rocha to assert himself as a leading figure of Brazilian cinema in the 1960’s that are not normally addressed by specialist historiography.
Palabras clave: Glauber Rocha
Glauber Rocha
Recepção
Reception
Memória histórica
Historical memory
História do cinema brasileiro
History of Brazilian cinema
Cinema novo
Cinema novo
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
Tema: História
Cinema Novo
Cinema brasileiro - História e crítica
Memória - História
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Cita: BORGES, Ítalo Nelli. Glauber como Vidraça Trincada: consonâncias, dissonâncias e antagonismos estéticos-políticos no Cinema Novo Glauberiano. 2021. 293 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5553
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5553
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34280
Fecha de defensa: 24-sep-2021
Aparece en las colecciones:TESE - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
GlauberComoVidraçaTrincada.pdfDissertação ou Tese1.69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons