Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28617
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8910-6087
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Modelo de roteiro de aula de campo como ferramenta didática para a disciplina de geologia do curso de Geografia
Alternate title (s): Field class script model as a didactic tool for the geology discipline of the Geography course
Author: Cardoso, Marília Fernandes
First Advisor: Sayeg, Heitor Siqueira
First member of the Committee: Souza, Rita de Cássia Martins de
Second member of the Committee: Soares, Ângela Maria
Summary: Há algum tempo o trabalho de campo é utilizado para a maioria das disciplinas da grade curricular do curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Com essa aula em campo, pode ser melhor compreendido, de forma mais prática, a teoria estudada em sala de aula. Para que os alunos tenham uma prévia do que será visto no local estudado e para que já tenham um discernimento da estrutura do lugar, os professores elaboram o Roteiro do que eles farão nesse local. Esse roteiro é detalhado desde a saída da Universidade (com horário e local marcados) ou do ponto de encontro demarcado, até à sua chegada (igualmente com horário e local marcados). Apresenta os pontos das paradas, os assuntos mais relevantes do local, os autores que estudaram o tipo de estrutura encontrada em cada ponto (dependendo da disciplina em questão). Nele está contido o tipo de vestimentas utilizadas para o local do trabalho, se é necessário levar comidas, a importância das proteções necessárias, levar água e as ferramentas utilizadas para a realização total do trabalho de campo. Para os professores, fazer esse roteiro é interessante pois os alunos já vão com um pouco de conhecimento e noção para o trabalho de campo. Neste Trabalho Final de Graduação, a disciplina em foco será a Geologia.
Abstract: For some time, fieldwork has been used for most subjects in the curriculum of the Geography course at the Federal University of Uberlândia. With this class in the field, the theory studied in the classroom can be better understood in a more practical way. In order for students to have a preview of what will be seen at the study site and to have a discernment of the structure of the place, teachers draw up a Roadmap of what they will do there. This itinerary is detailed from the departure of the University (with scheduled time and place) or the scheduled meeting point until your arrival (also with scheduled time and place). It presents the stop points, the most relevant subjects of the place, the authors who studied the type of structure found at each point (depending on the discipline in question). It contains the type of clothing used for the work-place, whether it is necessary to bring food, the importance of the necessary protections, water and the tools used to carry out the fieldwork. For teachers, making this script is interesting because students already go with a little knowledge and notion for fieldwork. In this final un-dergraduate work, the subject in focus will be geology.
Keywords: Professores
Teachers
Modelo de roteiro de trabalho de campo
Fieldwork script model
Alunos
Students
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CARDOSO, Marília Fernandes. Modelo de roteiro de aula de campo como ferramenta didática para a disciplina de geologia do curso de Geografia. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28617
Date of defense: 20-Dec-2019
Appears in Collections:TCC - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ModeloRoteiroAula.pdf2.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.