Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28617Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Cardoso, Marília Fernandes | - |
| dc.date.accessioned | 2020-02-05T13:11:21Z | - |
| dc.date.available | 2020-02-05T13:11:21Z | - |
| dc.date.issued | 2019-12-20 | - |
| dc.identifier.citation | CARDOSO, Marília Fernandes. Modelo de roteiro de aula de campo como ferramenta didática para a disciplina de geologia do curso de Geografia. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28617 | - |
| dc.description.abstract | For some time, fieldwork has been used for most subjects in the curriculum of the Geography course at the Federal University of Uberlândia. With this class in the field, the theory studied in the classroom can be better understood in a more practical way. In order for students to have a preview of what will be seen at the study site and to have a discernment of the structure of the place, teachers draw up a Roadmap of what they will do there. This itinerary is detailed from the departure of the University (with scheduled time and place) or the scheduled meeting point until your arrival (also with scheduled time and place). It presents the stop points, the most relevant subjects of the place, the authors who studied the type of structure found at each point (depending on the discipline in question). It contains the type of clothing used for the work-place, whether it is necessary to bring food, the importance of the necessary protections, water and the tools used to carry out the fieldwork. For teachers, making this script is interesting because students already go with a little knowledge and notion for fieldwork. In this final un-dergraduate work, the subject in focus will be geology. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Professores | pt_BR |
| dc.subject | Teachers | pt_BR |
| dc.subject | Modelo de roteiro de trabalho de campo | pt_BR |
| dc.subject | Fieldwork script model | pt_BR |
| dc.subject | Alunos | pt_BR |
| dc.subject | Students | pt_BR |
| dc.title | Modelo de roteiro de aula de campo como ferramenta didática para a disciplina de geologia do curso de Geografia | pt_BR |
| dc.title.alternative | Field class script model as a didactic tool for the geology discipline of the Geography course | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Sayeg, Heitor Siqueira | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6811237989924267 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Souza, Rita de Cássia Martins de | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5388133784676755 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Soares, Ângela Maria | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3360129210665288 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Há algum tempo o trabalho de campo é utilizado para a maioria das disciplinas da grade curricular do curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Com essa aula em campo, pode ser melhor compreendido, de forma mais prática, a teoria estudada em sala de aula. Para que os alunos tenham uma prévia do que será visto no local estudado e para que já tenham um discernimento da estrutura do lugar, os professores elaboram o Roteiro do que eles farão nesse local. Esse roteiro é detalhado desde a saída da Universidade (com horário e local marcados) ou do ponto de encontro demarcado, até à sua chegada (igualmente com horário e local marcados). Apresenta os pontos das paradas, os assuntos mais relevantes do local, os autores que estudaram o tipo de estrutura encontrada em cada ponto (dependendo da disciplina em questão). Nele está contido o tipo de vestimentas utilizadas para o local do trabalho, se é necessário levar comidas, a importância das proteções necessárias, levar água e as ferramentas utilizadas para a realização total do trabalho de campo. Para os professores, fazer esse roteiro é interessante pois os alunos já vão com um pouco de conhecimento e noção para o trabalho de campo. Neste Trabalho Final de Graduação, a disciplina em foco será a Geologia. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Geografia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 27 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 68505863 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Geografia (Uberlândia) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ModeloRoteiroAula.pdf | 2.97 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
