Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28617
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8910-6087
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Modelo de roteiro de aula de campo como ferramenta didática para a disciplina de geologia do curso de Geografia
Título(s) alternativo(s): Field class script model as a didactic tool for the geology discipline of the Geography course
Autor(es): Cardoso, Marília Fernandes
Primeiro orientador: Sayeg, Heitor Siqueira
Primeiro membro da banca: Souza, Rita de Cássia Martins de
Segundo membro da banca: Soares, Ângela Maria
Resumo: Há algum tempo o trabalho de campo é utilizado para a maioria das disciplinas da grade curricular do curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Com essa aula em campo, pode ser melhor compreendido, de forma mais prática, a teoria estudada em sala de aula. Para que os alunos tenham uma prévia do que será visto no local estudado e para que já tenham um discernimento da estrutura do lugar, os professores elaboram o Roteiro do que eles farão nesse local. Esse roteiro é detalhado desde a saída da Universidade (com horário e local marcados) ou do ponto de encontro demarcado, até à sua chegada (igualmente com horário e local marcados). Apresenta os pontos das paradas, os assuntos mais relevantes do local, os autores que estudaram o tipo de estrutura encontrada em cada ponto (dependendo da disciplina em questão). Nele está contido o tipo de vestimentas utilizadas para o local do trabalho, se é necessário levar comidas, a importância das proteções necessárias, levar água e as ferramentas utilizadas para a realização total do trabalho de campo. Para os professores, fazer esse roteiro é interessante pois os alunos já vão com um pouco de conhecimento e noção para o trabalho de campo. Neste Trabalho Final de Graduação, a disciplina em foco será a Geologia.
Abstract: For some time, fieldwork has been used for most subjects in the curriculum of the Geography course at the Federal University of Uberlândia. With this class in the field, the theory studied in the classroom can be better understood in a more practical way. In order for students to have a preview of what will be seen at the study site and to have a discernment of the structure of the place, teachers draw up a Roadmap of what they will do there. This itinerary is detailed from the departure of the University (with scheduled time and place) or the scheduled meeting point until your arrival (also with scheduled time and place). It presents the stop points, the most relevant subjects of the place, the authors who studied the type of structure found at each point (depending on the discipline in question). It contains the type of clothing used for the work-place, whether it is necessary to bring food, the importance of the necessary protections, water and the tools used to carry out the fieldwork. For teachers, making this script is interesting because students already go with a little knowledge and notion for fieldwork. In this final un-dergraduate work, the subject in focus will be geology.
Palavras-chave: Professores
Teachers
Modelo de roteiro de trabalho de campo
Fieldwork script model
Alunos
Students
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CARDOSO, Marília Fernandes. Modelo de roteiro de aula de campo como ferramenta didática para a disciplina de geologia do curso de Geografia. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28617
Data de defesa: 20-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Geografia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ModeloRoteiroAula.pdf2.97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.