Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19242
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Apresentação de propostas para a produção de sorvetes com baixo de lactose a partir de Processos de Separação por Membranas (PSM)
metadata.dc.creator: Silva, Luís Otávio Moreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Daniele do Espírito Santo Loredo da
metadata.dc.contributor.referee1: Zotarelli, Marta Fernanda
metadata.dc.contributor.referee2: Santana, Ricardo Corrêa de
metadata.dc.description.resumo: Progredir e inovar estão, constantemente, nos planos de toda indústria. Visando atender um mercado cada vez mais exigente e atender consumidores especiais, essas inovações podem ser realizadas nas embalagens dos produtos, na produção de sabores diferentes, na modificação de processos e/ou da composição do produto final. A indústria produtora de sorvetes está inclusa nesta classe que necessita e passa por diversos tipos de inovações com o passar dos anos. O número de pessoas portadoras de intolerância a lactose vem aumentado dia-a-dia, sendo necessária a inserção de produtos no mercado capazes de atender as suas necessidades e gostos. O sorvete é um produto bastante consumido mundialmente e sua versão livre de lactose ainda é uma realidade bastante limitada; a tecnologia de processamento é bastante restrita além de conferir ao produto final um preço pouco acessível as grandes massas consumidoras. A busca por processos eficientes e baratos é um desafio atualmente para a indústria produtora de sorvetes. A utilização de processos físicos para a remoção da lactose tem se mostrado uma alternativa bastante atraente, uma vez que apresenta bons resultados em relação à concentração no produto final, além de conferir um menor preço. Dos processos existentes a Ultrafiltração aliada a outros Processos de Separação por Membranas tem sido utilizado para a remoção do teor de lactose do leite integral. No presente trabalho foi feito um estudo sobre as principais tecnologias empregadas para a remoção da lactose e produção de sorvetes, além de propor novas variações, com o intuito de melhorar a eficiência do processo. Os processos propostos se mostraram viáveis e apresentaram valores de remoção de lactose significativos, garantindo a possibilidade de consumo do produto final por pessoas portadoras de intolerância a lactose.
Keywords: Sorvetes
Lactose
Membranas
Inovações
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: SILVA, Luis Otávio Moreira. Apresentação de Propostas para a produção de sorvetes com baixo de lactose a partir de processos de separação por membranas (PSM). 2015. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19242
Issue Date: 18-Dec-2015
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Alimentos (Patos de Minas)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ApresentacaoPropostasProducao.pdfTCC3.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.