Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47802
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Uma análise discursiva das representações de língua e aluno em materiais midiáticos de escolas de idiomas
Alternate title (s): A discursive analysis of the representations of language and students in media materials from language schools
Author: Nunes, Rayane Aparecida Pereira
First Advisor: Peixoto, Mariana Rafaela Batista Silva
First member of the Committee: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Second member of the Committee: Ribas, Fernanda Costa
Summary: Este trabalho tem como objetivo analisar, sob a perspectiva da Análise do Discurso de linha franco-brasileira, as representações da língua inglesa e do aluno em peças publicitárias de escolas de idiomas. A pesquisa parte do entendimento de que a linguagem, tanto verbal quanto visual, é atravessada por formações ideológicas que produzem sentidos específicos e interpelam sujeitos a ocuparem determinadas posições. Foram examinadas seis peças midiáticas que promovem o ensino da língua inglesa, identificando os discursos que sustentam uma visão hegemônica e neoliberal da aprendizagem. As análises revelam que a língua é representada como um bem de consumo, associado à mobilidade social, ao sucesso pessoal e à integração em um mercado simbólico global, além de ser retratada principalmente como prática oral, vinculada à ideia de comunicação global, enquanto outros aspectos, como a escrita, permanecem ausentes. Do mesmo modo o aluno é interpelado como sujeito performático, autônomo, competitivo, jovem e emocionalmente preparado, apagando-se as desigualdades sociais, os processos históricos e as singularidades que marcam o ensino de línguas no Brasil. Observa-se que essas representações não se apresentam de forma desvinculada: ao se representar a língua, representa-se também o aluno, e vice-versa, reforçando sentidos que naturalizam determinadas posições de sujeito. Conclui-se que, ao promover imagens idealizadas e meritocráticas, essas peças reforçam estereótipos e contribuem para a manutenção de um imaginário excludente sobre o aprender e ensinar inglês.
Abstract: This study aims to analyze, from the perspective of the Franco-Brazilian Discourse Analysis, the representations of the English language and the student in advertising materials of language schools. The research is based on the understanding that language, both verbal and visual, is permeated by ideological formations that produce specific meanings and interpellate subjects to occupy certain positions. Six media pieces promoting the teaching of English were examined, identifying discourses that sustain a hegemonic and neoliberal view of learning. The analyses reveal that the language is represented as a commodity, associated with social mobility, personal success, and integration into a global symbolic market. It is also mainly portrayed as an oral practice linked to the idea of global communication, while other aspects, such as writing, remain absent. Likewise, the student is interpellated as a performative, autonomous, competitive, young, and emotionally prepared subject, erasing social inequalities, historical processes, and the singularities that shape language teaching in Brazil. It is observed that these representations are not presented as separate: representing the language also means representing the student, and vice versa, reinforcing meanings that naturalize certain subject positions. It is concluded that, by promoting idealized and meritocratic images, these materials reinforce stereotypes and contribute to the maintenance of an exclusionary imaginary about learning and teaching English.
Keywords: Análise do Discurso
Representação
Língua inglesa
Aluno
Discurso midiático
Ideologia
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: NUNES, Rayane Uma análise discursiva das representações de língua e aluno em materiais midiáticos de escolas de idiomas. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês e Literaturas da Língua Inglesa) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47802
Date of defense: 19-Sep-2025
Appears in Collections:TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

Files in This Item:
File SizeFormat 
AnáliseDiscursivaRepresentações.pdf446.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.