Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47802| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Uma análise discursiva das representações de língua e aluno em materiais midiáticos de escolas de idiomas |
| Título (s) alternativo (s): | A discursive analysis of the representations of language and students in media materials from language schools |
| Autor: | Nunes, Rayane Aparecida Pereira |
| Primer orientador: | Peixoto, Mariana Rafaela Batista Silva |
| Primer miembro de la banca: | Brito, Cristiane Carvalho de Paula |
| Segundo miembro de la banca: | Ribas, Fernanda Costa |
| Resumen: | Este trabalho tem como objetivo analisar, sob a perspectiva da Análise do Discurso de linha franco-brasileira, as representações da língua inglesa e do aluno em peças publicitárias de escolas de idiomas. A pesquisa parte do entendimento de que a linguagem, tanto verbal quanto visual, é atravessada por formações ideológicas que produzem sentidos específicos e interpelam sujeitos a ocuparem determinadas posições. Foram examinadas seis peças midiáticas que promovem o ensino da língua inglesa, identificando os discursos que sustentam uma visão hegemônica e neoliberal da aprendizagem. As análises revelam que a língua é representada como um bem de consumo, associado à mobilidade social, ao sucesso pessoal e à integração em um mercado simbólico global, além de ser retratada principalmente como prática oral, vinculada à ideia de comunicação global, enquanto outros aspectos, como a escrita, permanecem ausentes. Do mesmo modo o aluno é interpelado como sujeito performático, autônomo, competitivo, jovem e emocionalmente preparado, apagando-se as desigualdades sociais, os processos históricos e as singularidades que marcam o ensino de línguas no Brasil. Observa-se que essas representações não se apresentam de forma desvinculada: ao se representar a língua, representa-se também o aluno, e vice-versa, reforçando sentidos que naturalizam determinadas posições de sujeito. Conclui-se que, ao promover imagens idealizadas e meritocráticas, essas peças reforçam estereótipos e contribuem para a manutenção de um imaginário excludente sobre o aprender e ensinar inglês. |
| Abstract: | This study aims to analyze, from the perspective of the Franco-Brazilian Discourse Analysis, the representations of the English language and the student in advertising materials of language schools. The research is based on the understanding that language, both verbal and visual, is permeated by ideological formations that produce specific meanings and interpellate subjects to occupy certain positions. Six media pieces promoting the teaching of English were examined, identifying discourses that sustain a hegemonic and neoliberal view of learning. The analyses reveal that the language is represented as a commodity, associated with social mobility, personal success, and integration into a global symbolic market. It is also mainly portrayed as an oral practice linked to the idea of global communication, while other aspects, such as writing, remain absent. Likewise, the student is interpellated as a performative, autonomous, competitive, young, and emotionally prepared subject, erasing social inequalities, historical processes, and the singularities that shape language teaching in Brazil. It is observed that these representations are not presented as separate: representing the language also means representing the student, and vice versa, reinforcing meanings that naturalize certain subject positions. It is concluded that, by promoting idealized and meritocratic images, these materials reinforce stereotypes and contribute to the maintenance of an exclusionary imaginary about learning and teaching English. |
| Palabras clave: | Análise do Discurso Representação Língua inglesa Aluno Discurso midiático Ideologia |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | NUNES, Rayane Uma análise discursiva das representações de língua e aluno em materiais midiáticos de escolas de idiomas. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês e Literaturas da Língua Inglesa) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47802 |
| Fecha de defensa: | 19-sep-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AnáliseDiscursivaRepresentações.pdf | 446.53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
