Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47802
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorNunes, Rayane Aparecida Pereira-
dc.date.accessioned2025-12-05T16:23:16Z-
dc.date.available2025-12-05T16:23:16Z-
dc.date.issued2025-09-19-
dc.identifier.citationNUNES, Rayane Uma análise discursiva das representações de língua e aluno em materiais midiáticos de escolas de idiomas. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês e Literaturas da Língua Inglesa) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47802-
dc.description.abstractThis study aims to analyze, from the perspective of the Franco-Brazilian Discourse Analysis, the representations of the English language and the student in advertising materials of language schools. The research is based on the understanding that language, both verbal and visual, is permeated by ideological formations that produce specific meanings and interpellate subjects to occupy certain positions. Six media pieces promoting the teaching of English were examined, identifying discourses that sustain a hegemonic and neoliberal view of learning. The analyses reveal that the language is represented as a commodity, associated with social mobility, personal success, and integration into a global symbolic market. It is also mainly portrayed as an oral practice linked to the idea of global communication, while other aspects, such as writing, remain absent. Likewise, the student is interpellated as a performative, autonomous, competitive, young, and emotionally prepared subject, erasing social inequalities, historical processes, and the singularities that shape language teaching in Brazil. It is observed that these representations are not presented as separate: representing the language also means representing the student, and vice versa, reinforcing meanings that naturalize certain subject positions. It is concluded that, by promoting idealized and meritocratic images, these materials reinforce stereotypes and contribute to the maintenance of an exclusionary imaginary about learning and teaching English.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectDiscurso midiáticopt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.titleUma análise discursiva das representações de língua e aluno em materiais midiáticos de escolas de idiomaspt_BR
dc.title.alternativeA discursive analysis of the representations of language and students in media materials from language schoolspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Peixoto, Mariana Rafaela Batista Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7920761600325088pt_BR
dc.contributor.referee1Brito, Cristiane Carvalho de Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7024272980833285pt_BR
dc.contributor.referee2Ribas, Fernanda Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8897481539878157pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar, sob a perspectiva da Análise do Discurso de linha franco-brasileira, as representações da língua inglesa e do aluno em peças publicitárias de escolas de idiomas. A pesquisa parte do entendimento de que a linguagem, tanto verbal quanto visual, é atravessada por formações ideológicas que produzem sentidos específicos e interpelam sujeitos a ocuparem determinadas posições. Foram examinadas seis peças midiáticas que promovem o ensino da língua inglesa, identificando os discursos que sustentam uma visão hegemônica e neoliberal da aprendizagem. As análises revelam que a língua é representada como um bem de consumo, associado à mobilidade social, ao sucesso pessoal e à integração em um mercado simbólico global, além de ser retratada principalmente como prática oral, vinculada à ideia de comunicação global, enquanto outros aspectos, como a escrita, permanecem ausentes. Do mesmo modo o aluno é interpelado como sujeito performático, autônomo, competitivo, jovem e emocionalmente preparado, apagando-se as desigualdades sociais, os processos históricos e as singularidades que marcam o ensino de línguas no Brasil. Observa-se que essas representações não se apresentam de forma desvinculada: ao se representar a língua, representa-se também o aluno, e vice-versa, reforçando sentidos que naturalizam determinadas posições de sujeito. Conclui-se que, ao promover imagens idealizadas e meritocráticas, essas peças reforçam estereótipos e contribuem para a manutenção de um imaginário excludente sobre o aprender e ensinar inglês.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesapt_BR
dc.sizeorduration35pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnáliseDiscursivaRepresentações.pdf446.53 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.