Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47800| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil - algumas reflexões teórico-práticas a partir da Psicologia Histórico-Cultural |
| Author: | Silva, Yasmin Vitória Souza |
| First Advisor: | Buiatti, Viviane Prado |
| First coorientator: | Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim |
| First member of the Committee: | Buiatti, Viviane Prado |
| Second member of the Committee: | Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim |
| Third member of the Committee: | Cury, Daniel Gonçalves |
| Summary: | O presente trabalho teve como objetivo investigar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, as políticas públicas de inclusão para pessoas com TEA, bem como as contribuições da Psicologia Histórico-cultural no desenvolvimento de crianças com esse diagnóstico. Como objetivos específicos pretendeu-se: investigar como o uso de recursos lúdicos e estéticos como jogos, brincadeiras e elementos da arte puderam auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento desses/dessas estudantes, e apresentar um relato de experiência como estagiária de uma escola junto a uma criança com TEA. A Psicologia Histórico-Cultural, será alicerce desse trabalho, pontuando conceitos importantes apresentados por Vigotski. Além disso, no estudo foram apresentadas, experiências práticas vivenciadas no chão da escola a partir de trocas e vivências no Estágio Profissionalizante em Psicologia Escolar e Educacional. Diante disso, abordou-se a importância do estágio no processo de formação discente e como a prática pôde ser transformadora diante das inúmeras possibilidades de aprendizagens apresentadas no contexto real da educação. Para discorreu-se sobre as temáticas apresentadas, também utilizou-se como conteúdo fundamental a arte e a potência que ela proporcionou no contato com o outro, bem como a sua importância durante a minha prática com as crianças. O uso de elementos da arte, enquanto um signo e instrumento de humanização da cultura, nos apresentou caminhos para o processo de aprendizagem das crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). |
| Keywords: | psicologia escolar transtorno do espectro autista estágio arte formação em psicologia |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAIS |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | SILVA, S. V. Yasmin. (2025). Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil- algumas reflexões teórico-práticas a partir da Psicologia Histórico-Cultural. (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47800 |
| Date of defense: | 1-Dec-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| InclusãoCriançasTranstorno.pdf | 481.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License