Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47800
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil - algumas reflexões teórico-práticas a partir da Psicologia Histórico-Cultural
Autor(es): Silva, Yasmin Vitória Souza
Primeiro orientador: Buiatti, Viviane Prado
Primeiro coorientador: Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim
Primeiro membro da banca: Buiatti, Viviane Prado
Segundo membro da banca: Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim
Terceiro membro da banca: Cury, Daniel Gonçalves
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, as políticas públicas de inclusão para pessoas com TEA, bem como as contribuições da Psicologia Histórico-cultural no desenvolvimento de crianças com esse diagnóstico. Como objetivos específicos pretendeu-se: investigar como o uso de recursos lúdicos e estéticos como jogos, brincadeiras e elementos da arte puderam auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento desses/dessas estudantes, e apresentar um relato de experiência como estagiária de uma escola junto a uma criança com TEA. A Psicologia Histórico-Cultural, será alicerce desse trabalho, pontuando conceitos importantes apresentados por Vigotski. Além disso, no estudo foram apresentadas, experiências práticas vivenciadas no chão da escola a partir de trocas e vivências no Estágio Profissionalizante em Psicologia Escolar e Educacional. Diante disso, abordou-se a importância do estágio no processo de formação discente e como a prática pôde ser transformadora diante das inúmeras possibilidades de aprendizagens apresentadas no contexto real da educação. Para discorreu-se sobre as temáticas apresentadas, também utilizou-se como conteúdo fundamental a arte e a potência que ela proporcionou no contato com o outro, bem como a sua importância durante a minha prática com as crianças. O uso de elementos da arte, enquanto um signo e instrumento de humanização da cultura, nos apresentou caminhos para o processo de aprendizagem das crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Palavras-chave: psicologia escolar
transtorno do espectro autista
estágio
arte
formação em psicologia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, S. V. Yasmin. (2025). Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil- algumas reflexões teórico-práticas a partir da Psicologia Histórico-Cultural. (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47800
Data de defesa: 1-Dez-2025
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InclusãoCriançasTranstorno.pdf481.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons