Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47800
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Yasmin Vitória Souza-
dc.date.accessioned2025-12-05T14:08:59Z-
dc.date.available2025-12-05T14:08:59Z-
dc.date.issued2025-12-01-
dc.identifier.citationSILVA, S. V. Yasmin. (2025). Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil- algumas reflexões teórico-práticas a partir da Psicologia Histórico-Cultural. (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47800-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectpsicologia escolarpt_BR
dc.subjecttranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectestágiopt_BR
dc.subjectartept_BR
dc.subjectformação em psicologiapt_BR
dc.titleInclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil - algumas reflexões teórico-práticas a partir da Psicologia Histórico-Culturalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9612994687828540pt_BR
dc.contributor.advisor1Buiatti, Viviane Prado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434975072387499pt_BR
dc.contributor.referee1Buiatti, Viviane Prado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434975072387499pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9612994687828540pt_BR
dc.contributor.referee3Cury, Daniel Gonçalves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2605252184105436pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4578207231253562pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo investigar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, as políticas públicas de inclusão para pessoas com TEA, bem como as contribuições da Psicologia Histórico-cultural no desenvolvimento de crianças com esse diagnóstico. Como objetivos específicos pretendeu-se: investigar como o uso de recursos lúdicos e estéticos como jogos, brincadeiras e elementos da arte puderam auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento desses/dessas estudantes, e apresentar um relato de experiência como estagiária de uma escola junto a uma criança com TEA. A Psicologia Histórico-Cultural, será alicerce desse trabalho, pontuando conceitos importantes apresentados por Vigotski. Além disso, no estudo foram apresentadas, experiências práticas vivenciadas no chão da escola a partir de trocas e vivências no Estágio Profissionalizante em Psicologia Escolar e Educacional. Diante disso, abordou-se a importância do estágio no processo de formação discente e como a prática pôde ser transformadora diante das inúmeras possibilidades de aprendizagens apresentadas no contexto real da educação. Para discorreu-se sobre as temáticas apresentadas, também utilizou-se como conteúdo fundamental a arte e a potência que ela proporcionou no contato com o outro, bem como a sua importância durante a minha prática com as crianças. O uso de elementos da arte, enquanto um signo e instrumento de humanização da cultura, nos apresentou caminhos para o processo de aprendizagem das crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration52pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAISpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InclusãoCriançasTranstorno.pdf481.75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons