Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47800Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Yasmin Vitória Souza | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-05T14:08:59Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-05T14:08:59Z | - |
| dc.date.issued | 2025-12-01 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, S. V. Yasmin. (2025). Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil- algumas reflexões teórico-práticas a partir da Psicologia Histórico-Cultural. (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47800 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ | * |
| dc.subject | psicologia escolar | pt_BR |
| dc.subject | transtorno do espectro autista | pt_BR |
| dc.subject | estágio | pt_BR |
| dc.subject | arte | pt_BR |
| dc.subject | formação em psicologia | pt_BR |
| dc.title | Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil - algumas reflexões teórico-práticas a partir da Psicologia Histórico-Cultural | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim | - |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9612994687828540 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Buiatti, Viviane Prado | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1434975072387499 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Buiatti, Viviane Prado | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1434975072387499 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9612994687828540 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Cury, Daniel Gonçalves | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2605252184105436 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4578207231253562 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo investigar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, as políticas públicas de inclusão para pessoas com TEA, bem como as contribuições da Psicologia Histórico-cultural no desenvolvimento de crianças com esse diagnóstico. Como objetivos específicos pretendeu-se: investigar como o uso de recursos lúdicos e estéticos como jogos, brincadeiras e elementos da arte puderam auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento desses/dessas estudantes, e apresentar um relato de experiência como estagiária de uma escola junto a uma criança com TEA. A Psicologia Histórico-Cultural, será alicerce desse trabalho, pontuando conceitos importantes apresentados por Vigotski. Além disso, no estudo foram apresentadas, experiências práticas vivenciadas no chão da escola a partir de trocas e vivências no Estágio Profissionalizante em Psicologia Escolar e Educacional. Diante disso, abordou-se a importância do estágio no processo de formação discente e como a prática pôde ser transformadora diante das inúmeras possibilidades de aprendizagens apresentadas no contexto real da educação. Para discorreu-se sobre as temáticas apresentadas, também utilizou-se como conteúdo fundamental a arte e a potência que ela proporcionou no contato com o outro, bem como a sua importância durante a minha prática com as crianças. O uso de elementos da arte, enquanto um signo e instrumento de humanização da cultura, nos apresentou caminhos para o processo de aprendizagem das crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 52 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAIS | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| InclusãoCriançasTranstorno.pdf | 481.75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
