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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2027-07-24
Título: Hamilton de Holanda e a improvisação no Choro: análise de cinco solos sobre composições de Jacob do Bandolim
Título (s) alternativo (s): Hamilton de Holanda and improvisation in Choro: analysis of five solos on compositions by Jacob do Bandolim
Autor: Scharfenberg, Hugo Rocha
Primer orientador: Silva, Raphael Ferreira da
Primer miembro de la banca: Lima, Gabriel Rimoldi de
Segundo miembro de la banca: Lobo, Eduardo Fernando de Almeida
Resumen: Este trabalho tem por finalidade investigar o estilo de improvisação do bandolinista Hamilton de Holanda no choro, examinando como seu discurso dialoga com a tradição e/ou tensiona os limites estético-musicais do gênero. Foram transcritos e analisados os seus solos improvisados sobre cinco composições de Jacob do Bandolim, registrados nos álbuns Jacob Bossa (2018) e Jacob 10ZZ (2018), com foco em aspectos melódicos, rítmicos, harmônicos e interpretativos. As análises trataram dos principais elementos presentes no discurso improvisado de Holanda e foram baseadas na identificação de materiais técnico-musicais aplicados no que concerne a aspectos melódicos e rítmicos. Por essa investigação, buscamos apresentar parte dos elementos envolvidos na construção da improvisação do bandolinista no choro, bem como relacioná-los ao seu percurso histórico-musical e influências. As análises evidenciam que, embora incorpore pontualmente recursos associados ao jazz e improvisação sobre seções inteiras sem referência à melodia original, Holanda mantém forte ancoragem na gramática tradicional do choro, situando-o mais próximo de um “continuador da tradição” do que de um “impulsionador da transformação”. Assim, conclui-se que no recorte analisado sua contribuição reside menos na ruptura e mais na integração criteriosa de elementos "modernos" à tradição.
Abstract: This study investigates the improvisational style of mandolinist Hamilton de Holanda in choro, examining how his musical discourse engages with tradition and/or pushes the aesthetic boundaries of the genre. Improvised solos over five compositions by Jacob do Bandolim, recorded on the albums Jacob Bossa (2018) and Jacob 10ZZ (2018), were transcribed and analyzed, focusing on melodic, rhythmic, harmonic, and interpretative aspects. The analyses addressed key elements of Holanda’s improvisational discourse, based on the identification of technical-musical materials related to melody and rhythm. The research aims to present part of the elements involved in the construction of the artist’s improvisation in choro, as well as to connect them to his historical-musical trajectory and influences. Findings indicate that, although he occasionally incorporates resources associated with jazz and engages in improvisations over entire sections without reference to the original melody, Holanda remains strongly anchored in the traditional choro grammar. This positions him more as a “continuator of tradition” than a “driver of transformation.” Within the scope analyzed, his contribution lies less in rupture and more in the careful integration of “modern” elements into tradition.
Palabras clave: Choro
Improvisation
Improvisação
Hamilton de Holanda
Jacob do Bandolim
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tema: Música
Choro (Música)
Holanda, Hamilton de, 1976-
Jacob do Bandolim, 1918-1969 - Composição (Música)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Música
Cita: SCHARFENBERG, Hugo. Hamilton de Holanda e a improvisação no Choro: análise de cinco solos sobre composições de Jacob do Bandolim. Dissertação (Mestrado em música). Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2025.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.502
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47743
Fecha de defensa: 24-jul-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Música

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