Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47743
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorScharfenberg, Hugo Rocha-
dc.date.accessioned2025-11-24T19:14:02Z-
dc.date.available2025-11-24T19:14:02Z-
dc.date.issued2025-07-24-
dc.identifier.citationSCHARFENBERG, Hugo. Hamilton de Holanda e a improvisação no Choro: análise de cinco solos sobre composições de Jacob do Bandolim. Dissertação (Mestrado em música). Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47743-
dc.description.abstractThis study investigates the improvisational style of mandolinist Hamilton de Holanda in choro, examining how his musical discourse engages with tradition and/or pushes the aesthetic boundaries of the genre. Improvised solos over five compositions by Jacob do Bandolim, recorded on the albums Jacob Bossa (2018) and Jacob 10ZZ (2018), were transcribed and analyzed, focusing on melodic, rhythmic, harmonic, and interpretative aspects. The analyses addressed key elements of Holanda’s improvisational discourse, based on the identification of technical-musical materials related to melody and rhythm. The research aims to present part of the elements involved in the construction of the artist’s improvisation in choro, as well as to connect them to his historical-musical trajectory and influences. Findings indicate that, although he occasionally incorporates resources associated with jazz and engages in improvisations over entire sections without reference to the original melody, Holanda remains strongly anchored in the traditional choro grammar. This positions him more as a “continuator of tradition” than a “driver of transformation.” Within the scope analyzed, his contribution lies less in rupture and more in the careful integration of “modern” elements into tradition.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectChoropt_BR
dc.subjectImprovisationpt_BR
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subjectHamilton de Holandapt_BR
dc.subjectJacob do Bandolimpt_BR
dc.titleHamilton de Holanda e a improvisação no Choro: análise de cinco solos sobre composições de Jacob do Bandolimpt_BR
dc.title.alternativeHamilton de Holanda and improvisation in Choro: analysis of five solos on compositions by Jacob do Bandolimpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Raphael Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4645462627717641pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Gabriel Rimoldi de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1665332887887121pt_BR
dc.contributor.referee2Lobo, Eduardo Fernando de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5742789000366401pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9101369560615507pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por finalidade investigar o estilo de improvisação do bandolinista Hamilton de Holanda no choro, examinando como seu discurso dialoga com a tradição e/ou tensiona os limites estético-musicais do gênero. Foram transcritos e analisados os seus solos improvisados sobre cinco composições de Jacob do Bandolim, registrados nos álbuns Jacob Bossa (2018) e Jacob 10ZZ (2018), com foco em aspectos melódicos, rítmicos, harmônicos e interpretativos. As análises trataram dos principais elementos presentes no discurso improvisado de Holanda e foram baseadas na identificação de materiais técnico-musicais aplicados no que concerne a aspectos melódicos e rítmicos. Por essa investigação, buscamos apresentar parte dos elementos envolvidos na construção da improvisação do bandolinista no choro, bem como relacioná-los ao seu percurso histórico-musical e influências. As análises evidenciam que, embora incorpore pontualmente recursos associados ao jazz e improvisação sobre seções inteiras sem referência à melodia original, Holanda mantém forte ancoragem na gramática tradicional do choro, situando-o mais próximo de um “continuador da tradição” do que de um “impulsionador da transformação”. Assim, conclui-se que no recorte analisado sua contribuição reside menos na ruptura e mais na integração criteriosa de elementos "modernos" à tradição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.sizeorduration171pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.embargo.termsProteção parcial: Embargo de 2 anos, conforme Termo de Autorização de Publicaçãopt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.502pt_BR
dc.crossref.doibatchidbdf8f9e2-29c8-4e79-b8c6-2c11c040fc4b-
dc.subject.autorizadoMúsicapt_BR
dc.subject.autorizadoChoro (Música)pt_BR
dc.subject.autorizadoHolanda, Hamilton de, 1976-pt_BR
dc.subject.autorizadoJacob do Bandolim, 1918-1969 - Composição (Música)pt_BR
dc.description.embargo2027-07-24-
dc.subject.odsODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
HamiltonHolandaImprovisação.pdf
  Hasta 2027-07-24
23.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons