Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47651| ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-6325-8453 |
| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Estratégias pedagógicas no ensino de Geografia para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): desafios e perspectivas |
| Alternate title (s): | Estratégias pedagógicas no ensino de Geografia para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): desafios e perspectivas |
| Author: | Costa, Mayara Faria |
| First Advisor: | Moura, Gerusa Gonçalves |
| First member of the Committee: | Dias, Liz Cristiane |
| Second member of the Committee: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
| Summary: | Este trabalho analisa estratégias pedagógicas aplicadas ao ensino de Geografia para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), considerando os desafios e perspectivas da prática docente inclusiva. A pesquisa fundamentou-se em revisão bibliográfica sobre educação inclusiva e metodologias de ensino, além da aplicação de questionários a treze professores da rede básica de ensino, entre docentes de apoio e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os resultados indicaram que a maioria dos professores não se sente plenamente preparada para atender às necessidades específicas de estudantes com TDAH, ressaltando a carência de formação continuada e de materiais pedagógicos adaptados. Em contrapartida, verificou-se que metodologias ativas, jogos didáticos e recursos visuais contribuem de maneira significativa para a atenção, o engajamento e a aprendizagem dos alunos. Conclui-se que a implementação de práticas inclusivas e a valorização da formação docente são fundamentais para tornar o ensino de Geografia mais acessível, equitativo e eficaz. |
| Keywords: | Ensino de Geografia Estratégias Pedagógicas Inclusão Escolar TDAH |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | COSTA, Mayara Faria. Estratégias pedagógicas no ensino de Geografia para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): desafios e perspectivas. 2025. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47651 |
| Date of defense: | 2-Sep-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| EstratégiasPedagógicasEnsino.pdf | 5.87 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
