Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47651
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-6325-8453
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estratégias pedagógicas no ensino de Geografia para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): desafios e perspectivas
Título(s) alternativo(s): Estratégias pedagógicas no ensino de Geografia para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): desafios e perspectivas
Autor(es): Costa, Mayara Faria
Primeiro orientador: Moura, Gerusa Gonçalves
Primeiro membro da banca: Dias, Liz Cristiane
Segundo membro da banca: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Resumo: Este trabalho analisa estratégias pedagógicas aplicadas ao ensino de Geografia para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), considerando os desafios e perspectivas da prática docente inclusiva. A pesquisa fundamentou-se em revisão bibliográfica sobre educação inclusiva e metodologias de ensino, além da aplicação de questionários a treze professores da rede básica de ensino, entre docentes de apoio e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os resultados indicaram que a maioria dos professores não se sente plenamente preparada para atender às necessidades específicas de estudantes com TDAH, ressaltando a carência de formação continuada e de materiais pedagógicos adaptados. Em contrapartida, verificou-se que metodologias ativas, jogos didáticos e recursos visuais contribuem de maneira significativa para a atenção, o engajamento e a aprendizagem dos alunos. Conclui-se que a implementação de práticas inclusivas e a valorização da formação docente são fundamentais para tornar o ensino de Geografia mais acessível, equitativo e eficaz.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Estratégias Pedagógicas
Inclusão Escolar
TDAH
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: COSTA, Mayara Faria. Estratégias pedagógicas no ensino de Geografia para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): desafios e perspectivas. 2025. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47651
Data de defesa: 2-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstratégiasPedagógicasEnsino.pdf5.87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons