Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47651| ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-6325-8453 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Estratégias pedagógicas no ensino de Geografia para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): desafios e perspectivas |
| Título (s) alternativo (s): | Estratégias pedagógicas no ensino de Geografia para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): desafios e perspectivas |
| Autor: | Costa, Mayara Faria |
| Primer orientador: | Moura, Gerusa Gonçalves |
| Primer miembro de la banca: | Dias, Liz Cristiane |
| Segundo miembro de la banca: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
| Resumen: | Este trabalho analisa estratégias pedagógicas aplicadas ao ensino de Geografia para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), considerando os desafios e perspectivas da prática docente inclusiva. A pesquisa fundamentou-se em revisão bibliográfica sobre educação inclusiva e metodologias de ensino, além da aplicação de questionários a treze professores da rede básica de ensino, entre docentes de apoio e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os resultados indicaram que a maioria dos professores não se sente plenamente preparada para atender às necessidades específicas de estudantes com TDAH, ressaltando a carência de formação continuada e de materiais pedagógicos adaptados. Em contrapartida, verificou-se que metodologias ativas, jogos didáticos e recursos visuais contribuem de maneira significativa para a atenção, o engajamento e a aprendizagem dos alunos. Conclui-se que a implementação de práticas inclusivas e a valorização da formação docente são fundamentais para tornar o ensino de Geografia mais acessível, equitativo e eficaz. |
| Palabras clave: | Ensino de Geografia Estratégias Pedagógicas Inclusão Escolar TDAH |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | COSTA, Mayara Faria. Estratégias pedagógicas no ensino de Geografia para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): desafios e perspectivas. 2025. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47651 |
| Fecha de defensa: | 2-sep-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EstratégiasPedagógicasEnsino.pdf | 5.87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
