Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47651
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-6325-8453
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Estratégias pedagógicas no ensino de Geografia para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): desafios e perspectivas
Título (s) alternativo (s): Estratégias pedagógicas no ensino de Geografia para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): desafios e perspectivas
Autor: Costa, Mayara Faria
Primer orientador: Moura, Gerusa Gonçalves
Primer miembro de la banca: Dias, Liz Cristiane
Segundo miembro de la banca: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Resumen: Este trabalho analisa estratégias pedagógicas aplicadas ao ensino de Geografia para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), considerando os desafios e perspectivas da prática docente inclusiva. A pesquisa fundamentou-se em revisão bibliográfica sobre educação inclusiva e metodologias de ensino, além da aplicação de questionários a treze professores da rede básica de ensino, entre docentes de apoio e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os resultados indicaram que a maioria dos professores não se sente plenamente preparada para atender às necessidades específicas de estudantes com TDAH, ressaltando a carência de formação continuada e de materiais pedagógicos adaptados. Em contrapartida, verificou-se que metodologias ativas, jogos didáticos e recursos visuais contribuem de maneira significativa para a atenção, o engajamento e a aprendizagem dos alunos. Conclui-se que a implementação de práticas inclusivas e a valorização da formação docente são fundamentais para tornar o ensino de Geografia mais acessível, equitativo e eficaz.
Palabras clave: Ensino de Geografia
Estratégias Pedagógicas
Inclusão Escolar
TDAH
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: COSTA, Mayara Faria. Estratégias pedagógicas no ensino de Geografia para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): desafios e perspectivas. 2025. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47651
Fecha de defensa: 2-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstratégiasPedagógicasEnsino.pdf5.87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons