Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47651Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Costa, Mayara Faria | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-12T12:42:23Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-12T12:42:23Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-02 | - |
| dc.identifier.citation | COSTA, Mayara Faria. Estratégias pedagógicas no ensino de Geografia para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): desafios e perspectivas. 2025. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47651 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
| dc.subject | Estratégias Pedagógicas | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão Escolar | pt_BR |
| dc.subject | TDAH | pt_BR |
| dc.title | Estratégias pedagógicas no ensino de Geografia para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): desafios e perspectivas | pt_BR |
| dc.title.alternative | Estratégias pedagógicas no ensino de Geografia para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): desafios e perspectivas | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Moura, Gerusa Gonçalves | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | 0cAFcWeA6yGxLrg4R8Gu6tmBfpyJsED4xX1C1K56Nbrq9w4ZSmT4tjxBIOT684egpI08ZTV6jTyegIGW7TaryEzn1TT9ZnADIiU6HX1RfmVonkTSShrxa3GJUu4BbPPCd630n5UOrZJR1WttZ_58mpDxk7I52iEK | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Dias, Liz Cristiane | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777126A8&tokenCaptchar=0cAFcWeA6Bcs7c3ggOlYl1Bvikjuum3Q1slaZ1LPmSA4g-f8LcdiMHDx5ilYYdDTvfVVMX2DIOLdFftiQHxn9tnto8Fyycb0192EXHbdrEJC0Hxcu-CnVqWHnOVmJ22bzBRlSDYbb-HUQR1AkaQRun7bk01eEkZlFLfijrx7NyQfswpmn3QvX7tKolHZuvsJpYFFkT924h6FSQ1vHB1TV4kP8MHmZUd3Iycjyl4gMpNZ0hTrUDKqVOhZ3h5ScPdXi3yhzXsc6eFQ4jWt89fs8slFc5VrTTApwi-m-4HMR_hqiETpQU51UVKNZkiGHFgT9jlmxFYe7FtVvrlruIvg_agg6CVMfabMfSIkz_pbdlmQ-vnsPHJ7MM0pAiuxeMuQ0cNNOU7_xz4DDnFFqNG_1qUZX51xvOIyme6WHyUFAT2ZUo9lGoo6v5iH3py8_ZhvdwAB8wmABddUJS3auFpDGjiP44cJE6HwTNn6Dgxm5cn3UNDpZztFPhcZP1BITiwt0QxXdW0aMQNVk7yhAjNXE0_UVMnCiE4sNhHtmE3S0GBYI_CX0TqdEzn7LcketvOevjDioPFhGZW8unSUG4FFk_6Uj1PnO1AJGN4a7RBUybxfOOkdZus039xcskd-6G7p9ef1ERe3ye2SYN0jT5Bg5HG9FGMd1Kbcy32e6YyAuG7zRiHt9lCvfFaF5C-5QLzRStHA-D6AYlsyPHSvA94W8pZcjaaMmC01DOD4tMGfwKAmnAklXGFYDOJ4Bk_Zh9eIfsWMHxJSr_IYE8KvHfidp7Mp3yuOAK7kh_eu8e8wEvikZPTtpGwCCIEU5ZHiaSWKbsKcjYIRuxyfhe | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4511445H6&tokenCaptchar=0cAFcWeA4ovmwC2aPO0W3BQOVAp5tYcRxU1zzaN_Fm70wijS77RWjnGTAXaAbLA7qOg6fazeF4SD-CrO2_FdGqneJUDx6Wx1VAEftkRyP8LB8ia8pQq8uU5p3Vqfn5FoP4CT4Nj5AgAoIoi4jr67Q8Orrzi2JxcrDb6-8wnsxpehpmIKqmbKk6zvag5im142hNijgR16R3BUBoO2FA2TFRx2UQYp6V2Y6I2Sgu73A9OhS8-KUdXhF89IkXZaAeeukh__iAvfXhYfmxl7LACMzPEAgvAZHmMaPLIU2a3h9fZtnmTWAY1wcI8Mt6s-f24LfxDUOBN4pL_NIrMvaYLGkiUfgbqak2pgGONr2F9os2xIXU5Oi45eAe_hUh2G3iWlf_H5LC9yNPGJDYqZYNWFMdFLWfKXXSX6uB8vNv9UbHfjEtNB1lxWU4QyXoD35PVdQdeMDIAmKy7YMVNFSM4KdVJx5FSzfPUjiIlZ3_Yj9lO4D2ltZTqlOoQNEF7yczPl2Q20--YpYYhm-gMa16LQtZfx8l-eCEvvpHXb-SSa9aRyOede9UtHs_WIhHsgN1WcE9OkvOUnXSoEktBv1SSHeHCVzMPDLGxh9_i3xxX-vgpLaY3Xqv6WSxN_ElNhsdtxxxbmyApvXIe3hT5hMXm-GbwSmhyTel-D3ASFzUJpVfyF43xqr85tCkQ1LoGH1K2rBtwyOz84H2LxZTijuQntSoZ85WdLZ1PyMWhriyIAW-Tz2cOcRNtSGu6p8WiZCU_43pLQQVTjHwysKkWIHpqeaXz_eu-C8nQL8-hd2wMMSlwYDrjSBdl4Mz6dE | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho analisa estratégias pedagógicas aplicadas ao ensino de Geografia para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), considerando os desafios e perspectivas da prática docente inclusiva. A pesquisa fundamentou-se em revisão bibliográfica sobre educação inclusiva e metodologias de ensino, além da aplicação de questionários a treze professores da rede básica de ensino, entre docentes de apoio e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os resultados indicaram que a maioria dos professores não se sente plenamente preparada para atender às necessidades específicas de estudantes com TDAH, ressaltando a carência de formação continuada e de materiais pedagógicos adaptados. Em contrapartida, verificou-se que metodologias ativas, jogos didáticos e recursos visuais contribuem de maneira significativa para a atenção, o engajamento e a aprendizagem dos alunos. Conclui-se que a implementação de práticas inclusivas e a valorização da formação docente são fundamentais para tornar o ensino de Geografia mais acessível, equitativo e eficaz. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Geografia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 57 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 196801059 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| EstratégiasPedagógicasEnsino.pdf | 5.87 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
