Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47643| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Do choque cultural à conquista acadêmica: o percurso de uma estudante estrangeira no ensino superior brasileiro |
| Título(s) alternativo(s): | From culture shock to academic achievement: the journey of a foreign student in brazilian higher education |
| Autor(es): | Rendon, Olga Lucia Garcia |
| Primeiro orientador: | oliveira, Elias Jose |
| Primeiro membro da banca: | Duarte, Ana Beatriz da Silva |
| Segundo membro da banca: | Mendoça, Tania Maria da Silva |
| Resumo: | Este trabalho apresenta um relato autobiográfico sobre os desafios enfrentados por uma estudante estrangeira no Brasil, durante sua trajetória acadêmica no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia, com uma abordagem descritiva, utilizando a metodologia autobiográfica para analisar aspectos como adaptação cultural, barreiras linguísticas, desafios emocionais e o papel do suporte institucional na permanência estudantil. Foram abordadas questões culturais e sociais que permeiam essa jornada, destacando como esses desafios a superação ao longo do percurso acadêmico. Foram discutidos os impactos das questões de gênero, maternidade e imigração na vivência universitária, influenciando a construção da identidade e o sentimento de pertencimento. A coleta de dados baseia-se na escrita memorialística da autora, analisada sob uma perspectiva reflexiva e interpretativa. |
| Abstract: | This paper presents an autobiographical account of the challenges faced by a foreign student in Brazil during her academic career in the Nursing program at the Federal University of Uberlândia. It uses a descriptive approach and autobiographical methodology to analyze aspects such as cultural adaptation, language barriers, emotional challenges, and the role of institutional support in student retention. Cultural and social issues permeating this journey were addressed, highlighting how these challenges were overcome throughout the academic career. The impact of gender, motherhood, and immigration on the university experience was discussed, influencing the construction of identity and a sense of belonging. Data collection is based on the author's memoirs, analyzed from a reflective and interpretive perspective. |
| Palavras-chave: | Educação superior Migração acadêmica Barreiras linguísticas Identidade e pertencimento Permanência estudantil Inclusão universitária Pesquisa autobiográfica |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | RENDON, Olga Lucia Garcia. Do choque cultural à conquista acadêmica: o percurso de uma estudante estrangeira no ensino superior brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47643 |
| Data de defesa: | 11-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| do cheoque cultural a conquista acadêmica.pdf | 11.11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
