Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47643
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Do choque cultural à conquista acadêmica: o percurso de uma estudante estrangeira no ensino superior brasileiro
Título (s) alternativo (s): From culture shock to academic achievement: the journey of a foreign student in brazilian higher education
Autor: Rendon, Olga Lucia Garcia
Primer orientador: oliveira, Elias Jose
Primer miembro de la banca: Duarte, Ana Beatriz da Silva
Segundo miembro de la banca: Mendoça, Tania Maria da Silva
Resumen: Este trabalho apresenta um relato autobiográfico sobre os desafios enfrentados por uma estudante estrangeira no Brasil, durante sua trajetória acadêmica no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia, com uma abordagem descritiva, utilizando a metodologia autobiográfica para analisar aspectos como adaptação cultural, barreiras linguísticas, desafios emocionais e o papel do suporte institucional na permanência estudantil. Foram abordadas questões culturais e sociais que permeiam essa jornada, destacando como esses desafios a superação ao longo do percurso acadêmico. Foram discutidos os impactos das questões de gênero, maternidade e imigração na vivência universitária, influenciando a construção da identidade e o sentimento de pertencimento. A coleta de dados baseia-se na escrita memorialística da autora, analisada sob uma perspectiva reflexiva e interpretativa.
Abstract: This paper presents an autobiographical account of the challenges faced by a foreign student in Brazil during her academic career in the Nursing program at the Federal University of Uberlândia. It uses a descriptive approach and autobiographical methodology to analyze aspects such as cultural adaptation, language barriers, emotional challenges, and the role of institutional support in student retention. Cultural and social issues permeating this journey were addressed, highlighting how these challenges were overcome throughout the academic career. The impact of gender, motherhood, and immigration on the university experience was discussed, influencing the construction of identity and a sense of belonging. Data collection is based on the author's memoirs, analyzed from a reflective and interpretive perspective.
Palabras clave: Educação superior
Migração acadêmica
Barreiras linguísticas
Identidade e pertencimento
Permanência estudantil
Inclusão universitária
Pesquisa autobiográfica
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: RENDON, Olga Lucia Garcia. Do choque cultural à conquista acadêmica: o percurso de uma estudante estrangeira no ensino superior brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47643
Fecha de defensa: 11-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
do cheoque cultural a conquista acadêmica.pdf11.11 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.