Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47643
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRendon, Olga Lucia Garcia-
dc.date.accessioned2025-11-11T14:05:07Z-
dc.date.available2025-11-11T14:05:07Z-
dc.date.issued2025-09-11-
dc.identifier.citationRENDON, Olga Lucia Garcia. Do choque cultural à conquista acadêmica: o percurso de uma estudante estrangeira no ensino superior brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47643-
dc.description.abstractThis paper presents an autobiographical account of the challenges faced by a foreign student in Brazil during her academic career in the Nursing program at the Federal University of Uberlândia. It uses a descriptive approach and autobiographical methodology to analyze aspects such as cultural adaptation, language barriers, emotional challenges, and the role of institutional support in student retention. Cultural and social issues permeating this journey were addressed, highlighting how these challenges were overcome throughout the academic career. The impact of gender, motherhood, and immigration on the university experience was discussed, influencing the construction of identity and a sense of belonging. Data collection is based on the author's memoirs, analyzed from a reflective and interpretive perspective.pt_BR
dc.description.sponsorshipZF_Sachs do Brasilpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectMigração acadêmicapt_BR
dc.subjectBarreiras linguísticaspt_BR
dc.subjectIdentidade e pertencimentopt_BR
dc.subjectPermanência estudantilpt_BR
dc.subjectInclusão universitáriapt_BR
dc.subjectPesquisa autobiográficapt_BR
dc.titleDo choque cultural à conquista acadêmica: o percurso de uma estudante estrangeira no ensino superior brasileiropt_BR
dc.title.alternativeFrom culture shock to academic achievement: the journey of a foreign student in brazilian higher educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1oliveira, Elias Jose-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4600154820027807pt_BR
dc.contributor.referee1Duarte, Ana Beatriz da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7665183172835462pt_BR
dc.contributor.referee2Mendoça, Tania Maria da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0876204917775050pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um relato autobiográfico sobre os desafios enfrentados por uma estudante estrangeira no Brasil, durante sua trajetória acadêmica no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia, com uma abordagem descritiva, utilizando a metodologia autobiográfica para analisar aspectos como adaptação cultural, barreiras linguísticas, desafios emocionais e o papel do suporte institucional na permanência estudantil. Foram abordadas questões culturais e sociais que permeiam essa jornada, destacando como esses desafios a superação ao longo do percurso acadêmico. Foram discutidos os impactos das questões de gênero, maternidade e imigração na vivência universitária, influenciando a construção da identidade e o sentimento de pertencimento. A coleta de dados baseia-se na escrita memorialística da autora, analisada sob uma perspectiva reflexiva e interpretativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEnfermagempt_BR
dc.sizeorduration16pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
do cheoque cultural a conquista acadêmica.pdf11.11 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.