Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47643
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Do choque cultural à conquista acadêmica: o percurso de uma estudante estrangeira no ensino superior brasileiro
Alternate title (s): From culture shock to academic achievement: the journey of a foreign student in brazilian higher education
Author: Rendon, Olga Lucia Garcia
First Advisor: oliveira, Elias Jose
First member of the Committee: Duarte, Ana Beatriz da Silva
Second member of the Committee: Mendoça, Tania Maria da Silva
Summary: Este trabalho apresenta um relato autobiográfico sobre os desafios enfrentados por uma estudante estrangeira no Brasil, durante sua trajetória acadêmica no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia, com uma abordagem descritiva, utilizando a metodologia autobiográfica para analisar aspectos como adaptação cultural, barreiras linguísticas, desafios emocionais e o papel do suporte institucional na permanência estudantil. Foram abordadas questões culturais e sociais que permeiam essa jornada, destacando como esses desafios a superação ao longo do percurso acadêmico. Foram discutidos os impactos das questões de gênero, maternidade e imigração na vivência universitária, influenciando a construção da identidade e o sentimento de pertencimento. A coleta de dados baseia-se na escrita memorialística da autora, analisada sob uma perspectiva reflexiva e interpretativa.
Abstract: This paper presents an autobiographical account of the challenges faced by a foreign student in Brazil during her academic career in the Nursing program at the Federal University of Uberlândia. It uses a descriptive approach and autobiographical methodology to analyze aspects such as cultural adaptation, language barriers, emotional challenges, and the role of institutional support in student retention. Cultural and social issues permeating this journey were addressed, highlighting how these challenges were overcome throughout the academic career. The impact of gender, motherhood, and immigration on the university experience was discussed, influencing the construction of identity and a sense of belonging. Data collection is based on the author's memoirs, analyzed from a reflective and interpretive perspective.
Keywords: Educação superior
Migração acadêmica
Barreiras linguísticas
Identidade e pertencimento
Permanência estudantil
Inclusão universitária
Pesquisa autobiográfica
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: RENDON, Olga Lucia Garcia. Do choque cultural à conquista acadêmica: o percurso de uma estudante estrangeira no ensino superior brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47643
Date of defense: 11-Sep-2025
Appears in Collections:TCC - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
do cheoque cultural a conquista acadêmica.pdf11.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.