Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47548| ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-9334-9584 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Estudo do meio em projeto interdisciplinar de geografia e história para o 6.o ano do ensino fundamental |
| Autor: | Rodrigues, Samara Luz de Jesus |
| Primer orientador: | Miranda, Sérgio Luiz |
| Primer miembro de la banca: | Gonçalves, Amanda Regina |
| Segundo miembro de la banca: | Alves, Lidiane Aparecida |
| Resumen: | Este artigo trata do trabalho desenvolvido para delineamento de uma proposta de intervenção pedagógica no contexto do Projeto Interdisciplinar (PROINTER), componente curricular do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto de Geografia, Geociências e Saúde Coletiva da Universidade Federal de Uberlândia (IGESC-UFU). A partir das experiências de docente e discentes e da bibliografia, foram identificadas características comuns do ensino de Geografia na educação básica, especialmente a dependência do livro didático, a abordagem fragmentada dos conteúdos e a baixa articulação entre os conteúdos curriculares e a realidade dos alunos. Esse problema foi tomado como situação geradora para o projeto, propondo-se o estudo do meio como metodologia de ensino capaz de promover uma abordagem interdisciplinar entre Geografia e História, visando tornar o ensino mais significativo e contextualizado. O objetivo principal deste artigo é apresentar e discutir as primeiras questões que o grupo precisou tratar para o delineamento de um estudo do meio que seria proposto através de material didático produzido. A metodologia adotada tem caráter qualitativo, com base na pesquisa bibliográfica e na sistematização e análise de registros e produções da equipe durante o desenvolvimento do projeto. O tratamento dado às questões e seu encaminhamento metodológico possibilitaram delimitar e adequar a proposta de um estudo do meio urbano na própria cidade de acordo com o currículo trabalhado nas escolas, contribuindo ainda para a formação inicial dos futuros professores no curso de licenciatura. |
| Abstract: | This article deals with the work developed for the outline of a proposal of pedagogical intervention in the context of Interdisciplinary Project (PROINTER), the curricular component of the graduation in Geography of the Institute of Geography, Geosciences and Collective Health of the Federal University of Uberlândia (IGESC-UFU). Through the experiences of teacher and students and through bibliography, common characteristics in the teaching of geography in basic education were identified, especially the dependency upon the textbook, the fragmentary approach of contents and the low articulation between curricular contents and the reality of students. This problem was taken as a generating situation for the project, proposing the milieu analysis as a teaching methodology capable of promoting an interdisciplinary approach to Geography and History, aiming to make learning more significant and contextualized. The main objective of this article is to present and discuss the first questions that the group had to answer to delineate the milieu analysis that would be proposed through the teaching material produced. The methodology adopted possesses a qualitative character, considering the bibliographical research and the systematization and analysis of records and productions of the team during the development of the project. The treatment given to questions and it’s methodological approach allowed to delineate and adapt the proposal for the urban milieu analysis in the city itself according to the curriculum used in schools, contributing to the initial formation of future teachers in the graduation course. |
| Palabras clave: | Estudo do meio Ensino de Geografia Interdisciplinaridade Ensino fundamental Uberlândia Milieu analysis Teaching of Geography Interdisciplinarity Basic teaching |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | RODRIGUES, Samara Luz de Jesus. Estudo do meio em projeto interdisciplinar de geografia e história para o 6.o ano do ensino fundamental. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47548 |
| Fecha de defensa: | 29-sep-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Geografia (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EstudoMeioProjeto.pdf | TCC | 242.3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
