Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47548
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRodrigues, Samara Luz de Jesus-
dc.date.accessioned2025-10-31T19:25:20Z-
dc.date.available2025-10-31T19:25:20Z-
dc.date.issued2025-09-29-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Samara Luz de Jesus. Estudo do meio em projeto interdisciplinar de geografia e história para o 6.o ano do ensino fundamental. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47548-
dc.description.abstractThis article deals with the work developed for the outline of a proposal of pedagogical intervention in the context of Interdisciplinary Project (PROINTER), the curricular component of the graduation in Geography of the Institute of Geography, Geosciences and Collective Health of the Federal University of Uberlândia (IGESC-UFU). Through the experiences of teacher and students and through bibliography, common characteristics in the teaching of geography in basic education were identified, especially the dependency upon the textbook, the fragmentary approach of contents and the low articulation between curricular contents and the reality of students. This problem was taken as a generating situation for the project, proposing the milieu analysis as a teaching methodology capable of promoting an interdisciplinary approach to Geography and History, aiming to make learning more significant and contextualized. The main objective of this article is to present and discuss the first questions that the group had to answer to delineate the milieu analysis that would be proposed through the teaching material produced. The methodology adopted possesses a qualitative character, considering the bibliographical research and the systematization and analysis of records and productions of the team during the development of the project. The treatment given to questions and it’s methodological approach allowed to delineate and adapt the proposal for the urban milieu analysis in the city itself according to the curriculum used in schools, contributing to the initial formation of future teachers in the graduation course.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEstudo do meiopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.subjectMilieu analysispt_BR
dc.subjectTeaching of Geographypt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectBasic teachingpt_BR
dc.titleEstudo do meio em projeto interdisciplinar de geografia e história para o 6.o ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Sérgio Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0820692770153275pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Amanda Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1081674976938685pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Lidiane Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1336704050195523pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8805732878600664pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo trata do trabalho desenvolvido para delineamento de uma proposta de intervenção pedagógica no contexto do Projeto Interdisciplinar (PROINTER), componente curricular do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto de Geografia, Geociências e Saúde Coletiva da Universidade Federal de Uberlândia (IGESC-UFU). A partir das experiências de docente e discentes e da bibliografia, foram identificadas características comuns do ensino de Geografia na educação básica, especialmente a dependência do livro didático, a abordagem fragmentada dos conteúdos e a baixa articulação entre os conteúdos curriculares e a realidade dos alunos. Esse problema foi tomado como situação geradora para o projeto, propondo-se o estudo do meio como metodologia de ensino capaz de promover uma abordagem interdisciplinar entre Geografia e História, visando tornar o ensino mais significativo e contextualizado. O objetivo principal deste artigo é apresentar e discutir as primeiras questões que o grupo precisou tratar para o delineamento de um estudo do meio que seria proposto através de material didático produzido. A metodologia adotada tem caráter qualitativo, com base na pesquisa bibliográfica e na sistematização e análise de registros e produções da equipe durante o desenvolvimento do projeto. O tratamento dado às questões e seu encaminhamento metodológico possibilitaram delimitar e adequar a proposta de um estudo do meio urbano na própria cidade de acordo com o currículo trabalhado nas escolas, contribuindo ainda para a formação inicial dos futuros professores no curso de licenciatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration23pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.orcid.putcode195756389-
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstudoMeioProjeto.pdfTCC242.3 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons