Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46871| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Uso de tecnologias educacionais em saúde utilizadas em websites para adolescentes: uma revisão de escopo |
| Título (s) alternativo (s): | Use of health education technologies on websites for adolescents: a scoping review |
| Autor: | Mendes, Thiago Henrique |
| Primer orientador: | Bulgareli, Jaqueline Vilela |
| Primer coorientador: | Menegazzo, Eduarda Betiati |
| Primer miembro de la banca: | Zuza, Elizângela Partata |
| Segundo miembro de la banca: | Araújo, Paula Caetano |
| Resumen: | Objetivo: mapear as evidências científicas disponíveis sobre estratégias tecnológicas educacionais em saúde utilizadas em websites para os adolescentes. Método: a revisão de escopo foi realizada seguindo as recomendações do “Prisma Extension for Scoping Reviews” e incluiu artigos que discutissem as estratégias tecnológicas desenvolvidas para a promoção à saúde de adolescentes. A coleta dos dados ocorreu em cinco bases de dados, excluindo livros, documentos, teses, anais de congresso, revisões e artigos que não se referiam ao tema proposto. O Medical Subject Headings (MeSH) foi consultado para determinação dos descritores, tendo como referência os elementos do mnemônico P (população): adolescentes, C (conceito): tecnologias educacionais em saúde e C (contexto): websites. Resultados: a amostra final foi composta por 13 artigos, dos quais quatro eram de origem brasileira. A maioria dos estudos (n=11) foi de natureza metodológica, voltada ao desenvolvimento de ferramentas. As estratégias tecnológicas encontradas para promover educação em saúde entre os adolescentes foram: jogos/gamificação (54%), vídeos (23%), ilustrações/textos informativos (15%) e filme de animação digital (7,8%). Além disso, 90,9% dos artigos foram publicados a partir do ano de 2019, demonstrando um interesse crescente pelo uso das estratégias digitais. Conclusão: este estudo destacou três principais estratégias educacionais em websites: jogos, vídeos e ilustrações/textos informativos. Esses recursos dialogam com os interesses e necessidades dos adolescentes; e contribuem para a autonomia e o protagonismo na gestão de sua saúde. Contudo, observa-se a necessidade de considerar aspectos sociais e culturais para ampliar o acesso e a efetividade dessas tecnologias, além de incentivar a produção científica nacional na área. |
| Palabras clave: | Adolescente Adolescent Educação em saúde Health education Tecnologia educacional Educational technology Website Website |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | MENDES, Thiago Henrique. Uso de tecnologias educacionais em saúde utilizadas em websites para adolescentes: uma revisão de escopo. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46871 |
| Fecha de defensa: | 8-ago-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Odontologia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| UsoTecnologiasEducacionais.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
