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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Uso de tecnologias educacionais em saúde utilizadas em websites para adolescentes: uma revisão de escopo
Título (s) alternativo (s): Use of health education technologies on websites for adolescents: a scoping review
Autor: Mendes, Thiago Henrique
Primer orientador: Bulgareli, Jaqueline Vilela
Primer coorientador: Menegazzo, Eduarda Betiati
Primer miembro de la banca: Zuza, Elizângela Partata
Segundo miembro de la banca: Araújo, Paula Caetano
Resumen: Objetivo: mapear as evidências científicas disponíveis sobre estratégias tecnológicas educacionais em saúde utilizadas em websites para os adolescentes. Método: a revisão de escopo foi realizada seguindo as recomendações do “Prisma Extension for Scoping Reviews” e incluiu artigos que discutissem as estratégias tecnológicas desenvolvidas para a promoção à saúde de adolescentes. A coleta dos dados ocorreu em cinco bases de dados, excluindo livros, documentos, teses, anais de congresso, revisões e artigos que não se referiam ao tema proposto. O Medical Subject Headings (MeSH) foi consultado para determinação dos descritores, tendo como referência os elementos do mnemônico P (população): adolescentes, C (conceito): tecnologias educacionais em saúde e C (contexto): websites. Resultados: a amostra final foi composta por 13 artigos, dos quais quatro eram de origem brasileira. A maioria dos estudos (n=11) foi de natureza metodológica, voltada ao desenvolvimento de ferramentas. As estratégias tecnológicas encontradas para promover educação em saúde entre os adolescentes foram: jogos/gamificação (54%), vídeos (23%), ilustrações/textos informativos (15%) e filme de animação digital (7,8%). Além disso, 90,9% dos artigos foram publicados a partir do ano de 2019, demonstrando um interesse crescente pelo uso das estratégias digitais. Conclusão: este estudo destacou três principais estratégias educacionais em websites: jogos, vídeos e ilustrações/textos informativos. Esses recursos dialogam com os interesses e necessidades dos adolescentes; e contribuem para a autonomia e o protagonismo na gestão de sua saúde. Contudo, observa-se a necessidade de considerar aspectos sociais e culturais para ampliar o acesso e a efetividade dessas tecnologias, além de incentivar a produção científica nacional na área.
Palabras clave: Adolescente
Adolescent
Educação em saúde
Health education
Tecnologia educacional
Educational technology
Website
Website
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MENDES, Thiago Henrique. Uso de tecnologias educacionais em saúde utilizadas em websites para adolescentes: uma revisão de escopo. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46871
Fecha de defensa: 8-ago-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Odontologia

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