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Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Uso de tecnologias educacionais em saúde utilizadas em websites para adolescentes: uma revisão de escopo
Alternate title (s): Use of health education technologies on websites for adolescents: a scoping review
Author: Mendes, Thiago Henrique
First Advisor: Bulgareli, Jaqueline Vilela
First coorientator: Menegazzo, Eduarda Betiati
First member of the Committee: Zuza, Elizângela Partata
Second member of the Committee: Araújo, Paula Caetano
Summary: Objetivo: mapear as evidências científicas disponíveis sobre estratégias tecnológicas educacionais em saúde utilizadas em websites para os adolescentes. Método: a revisão de escopo foi realizada seguindo as recomendações do “Prisma Extension for Scoping Reviews” e incluiu artigos que discutissem as estratégias tecnológicas desenvolvidas para a promoção à saúde de adolescentes. A coleta dos dados ocorreu em cinco bases de dados, excluindo livros, documentos, teses, anais de congresso, revisões e artigos que não se referiam ao tema proposto. O Medical Subject Headings (MeSH) foi consultado para determinação dos descritores, tendo como referência os elementos do mnemônico P (população): adolescentes, C (conceito): tecnologias educacionais em saúde e C (contexto): websites. Resultados: a amostra final foi composta por 13 artigos, dos quais quatro eram de origem brasileira. A maioria dos estudos (n=11) foi de natureza metodológica, voltada ao desenvolvimento de ferramentas. As estratégias tecnológicas encontradas para promover educação em saúde entre os adolescentes foram: jogos/gamificação (54%), vídeos (23%), ilustrações/textos informativos (15%) e filme de animação digital (7,8%). Além disso, 90,9% dos artigos foram publicados a partir do ano de 2019, demonstrando um interesse crescente pelo uso das estratégias digitais. Conclusão: este estudo destacou três principais estratégias educacionais em websites: jogos, vídeos e ilustrações/textos informativos. Esses recursos dialogam com os interesses e necessidades dos adolescentes; e contribuem para a autonomia e o protagonismo na gestão de sua saúde. Contudo, observa-se a necessidade de considerar aspectos sociais e culturais para ampliar o acesso e a efetividade dessas tecnologias, além de incentivar a produção científica nacional na área.
Keywords: Adolescente
Adolescent
Educação em saúde
Health education
Tecnologia educacional
Educational technology
Website
Website
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MENDES, Thiago Henrique. Uso de tecnologias educacionais em saúde utilizadas em websites para adolescentes: uma revisão de escopo. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46871
Date of defense: 8-Aug-2025
Appears in Collections:TCC - Odontologia

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