Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46871Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Mendes, Thiago Henrique | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-18T14:20:51Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-18T14:20:51Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
| dc.identifier.citation | MENDES, Thiago Henrique. Uso de tecnologias educacionais em saúde utilizadas em websites para adolescentes: uma revisão de escopo. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46871 | - |
| dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Adolescente | pt_BR |
| dc.subject | Adolescent | pt_BR |
| dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
| dc.subject | Health education | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
| dc.subject | Educational technology | pt_BR |
| dc.subject | Website | pt_BR |
| dc.subject | Website | pt_BR |
| dc.title | Uso de tecnologias educacionais em saúde utilizadas em websites para adolescentes: uma revisão de escopo | pt_BR |
| dc.title.alternative | Use of health education technologies on websites for adolescents: a scoping review | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Menegazzo, Eduarda Betiati | - |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3162976970509808 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Bulgareli, Jaqueline Vilela | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4694996247762867 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Zuza, Elizângela Partata | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1999637200119274 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Araújo, Paula Caetano | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5780439933687707 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9620997450955510 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Objetivo: mapear as evidências científicas disponíveis sobre estratégias tecnológicas educacionais em saúde utilizadas em websites para os adolescentes. Método: a revisão de escopo foi realizada seguindo as recomendações do “Prisma Extension for Scoping Reviews” e incluiu artigos que discutissem as estratégias tecnológicas desenvolvidas para a promoção à saúde de adolescentes. A coleta dos dados ocorreu em cinco bases de dados, excluindo livros, documentos, teses, anais de congresso, revisões e artigos que não se referiam ao tema proposto. O Medical Subject Headings (MeSH) foi consultado para determinação dos descritores, tendo como referência os elementos do mnemônico P (população): adolescentes, C (conceito): tecnologias educacionais em saúde e C (contexto): websites. Resultados: a amostra final foi composta por 13 artigos, dos quais quatro eram de origem brasileira. A maioria dos estudos (n=11) foi de natureza metodológica, voltada ao desenvolvimento de ferramentas. As estratégias tecnológicas encontradas para promover educação em saúde entre os adolescentes foram: jogos/gamificação (54%), vídeos (23%), ilustrações/textos informativos (15%) e filme de animação digital (7,8%). Além disso, 90,9% dos artigos foram publicados a partir do ano de 2019, demonstrando um interesse crescente pelo uso das estratégias digitais. Conclusão: este estudo destacou três principais estratégias educacionais em websites: jogos, vídeos e ilustrações/textos informativos. Esses recursos dialogam com os interesses e necessidades dos adolescentes; e contribuem para a autonomia e o protagonismo na gestão de sua saúde. Contudo, observa-se a necessidade de considerar aspectos sociais e culturais para ampliar o acesso e a efetividade dessas tecnologias, além de incentivar a produção científica nacional na área. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Odontologia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 41 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Odontologia | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| UsoTecnologiasEducacionais.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
