Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46491| Tipo do documento: | Memorial |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Corpo docente: um memorial protesto (de uma corporeidade resistente) |
| Título(s) alternativo(s): | The teacher's body: A memorial protest (of a resistant corporeality) El cuerpo del maestro: Una memoria descriptiva (de una corporalidad resistente) |
| Autor(es): | Arslan, Luciana Mourão |
| Primeiro membro da banca: | Luz, Guilherme Amaral |
| Segundo membro da banca: | Guimarães, Leda Maria de Barros |
| Terceiro membro da banca: | Berardo, Rosa Maria |
| Quarto membro da banca: | Franco, Edgar Silveira |
| Resumo: | O presente Memorial Docente reúne textos ensaísticos que narram a formação da corporeidade da professora (autora). Por meio de escritos autobiográficos-ficcionais, são abordados aspectos que revelam um “lado B” da docência — aquilo que escapa às formas tradicionais de documentação, como a plataforma Lattes ou os relatórios de progressão funcional. Os ensaios chamam atenção para dimensões tácitas da experiência docente: o sentir, o mover-se, o sonhar e o motivar-se no exercício cotidiano do ensinar. Ao evidenciar esses elementos sensíveis, o memorial configura-se também como um gesto de protesto — ao destacar o que é silenciado nos registros oficiais, mas que pulsa no corpo docente. As produções em ensino, pesquisa, gestão e extensão estão presentes, mas nas entrelinhas, nos detalhes, nas notas de rodapé. O memorial também contempla dois volumes intitulados Cadernos Carnudos — composições em texto e imagem (escritas corporais) construídas em diálogo com as ambiências que nutrem a criação de aulas, programas e projetos. |
| Abstract: | This Teaching Memorial brings together essays that narrate the formation of the teacher's (author's) corporeality. Through fictional autobiographical writings, aspects are addressed that reveal a "B side" of teaching—that which escapes traditional forms of documentation, such as the Lattes platform or career progression reports. The essays draw attention to tacit dimensions of the teaching experience: feeling, moving, dreaming, and motivating oneself in the daily practice of teaching. By highlighting these sensitive elements, the memorial also constitutes a gesture of protest—highlighting what is silenced in official records but pulsates within the faculty. Productions in teaching, research, management, and outreach are present, but between the lines, in the details, in the footnotes. The memorial also includes two volumes entitled Fleshy Notebooks—compositions in text and image (body writings) constructed in dialogue with the environments that nurture the creation of classes, programs, and projects. |
| Palavras-chave: | Professores universitários Formação |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | ARSLAN, Luciana Mourão. Corpo docente: um memorial protesto (de uma corporeidade resistente). 2025. 440 f. Memorial Descritivo (Promoção para classe E - Professor Titular) - Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Artes, Uberlândia, 2025. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5173 |
| Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5173 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46491 |
| Data de defesa: | 27-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | MEMORIAL DESCRITIVO - Instituto de Artes (IARTE) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LucianaArslanCadernos1.indd.pdf | 46.82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
| LucianaArslanCadernos2.indd.pdf | 175.14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
| MemorialLucianaArslan.pdf | 4.5 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.


