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Tipo de documento: Memorial
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Corpo docente: um memorial protesto (de uma corporeidade resistente)
Título (s) alternativo (s): The teacher's body: A memorial protest (of a resistant corporeality)
El cuerpo del maestro: Una memoria descriptiva (de una corporalidad resistente)
Autor: Arslan, Luciana Mourão
Primer miembro de la banca: Luz, Guilherme Amaral
Segundo miembro de la banca: Guimarães, Leda Maria de Barros
Tercer miembro de la banca: Berardo, Rosa Maria
Cuarto miembro de la banca: Franco, Edgar Silveira
Resumen: O presente Memorial Docente reúne textos ensaísticos que narram a formação da corporeidade da professora (autora). Por meio de escritos autobiográficos-ficcionais, são abordados aspectos que revelam um “lado B” da docência — aquilo que escapa às formas tradicionais de documentação, como a plataforma Lattes ou os relatórios de progressão funcional. Os ensaios chamam atenção para dimensões tácitas da experiência docente: o sentir, o mover-se, o sonhar e o motivar-se no exercício cotidiano do ensinar. Ao evidenciar esses elementos sensíveis, o memorial configura-se também como um gesto de protesto — ao destacar o que é silenciado nos registros oficiais, mas que pulsa no corpo docente. As produções em ensino, pesquisa, gestão e extensão estão presentes, mas nas entrelinhas, nos detalhes, nas notas de rodapé. O memorial também contempla dois volumes intitulados Cadernos Carnudos — composições em texto e imagem (escritas corporais) construídas em diálogo com as ambiências que nutrem a criação de aulas, programas e projetos.
Abstract: This Teaching Memorial brings together essays that narrate the formation of the teacher's (author's) corporeality. Through fictional autobiographical writings, aspects are addressed that reveal a "B side" of teaching—that which escapes traditional forms of documentation, such as the Lattes platform or career progression reports. The essays draw attention to tacit dimensions of the teaching experience: feeling, moving, dreaming, and motivating oneself in the daily practice of teaching. By highlighting these sensitive elements, the memorial also constitutes a gesture of protest—highlighting what is silenced in official records but pulsates within the faculty. Productions in teaching, research, management, and outreach are present, but between the lines, in the details, in the footnotes. The memorial also includes two volumes entitled Fleshy Notebooks—compositions in text and image (body writings) constructed in dialogue with the environments that nurture the creation of classes, programs, and projects.
Palabras clave: Professores universitários
Formação
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ARSLAN, Luciana Mourão. Corpo docente: um memorial protesto (de uma corporeidade resistente). 2025. 440 f. Memorial Descritivo (Promoção para classe E - Professor Titular) - Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Artes, Uberlândia, 2025. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5173
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5173
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46491
Fecha de defensa: 27-jun-2025
Aparece en las colecciones:MEMORIAL DESCRITIVO - Instituto de Artes (IARTE)

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