Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46435| ORCID: | http://orcid.org/0009-0009-2468-2628 |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Um panorama sobre pesquisas que discutem resolução de problemas em escolas do campo |
| Título (s) alternativo (s): | An overview of research that discusses problem solving in rural schools |
| Autor: | Malaquias, Geliaine Teixeira |
| Primer orientador: | Marin, Douglas |
| Primer miembro de la banca: | Matos, Fabiana Fiorezi de Marco |
| Segundo miembro de la banca: | Menezes, Douglas Carvalho de |
| Resumen: | A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo interpretativo de 6 trabalhos sendo, uma tese e cinco dissertações, desenvolvidas em Programas de Pós-graduação de instituições brasileiras no período de 2002 a 2023, que discutem uma problemática que permeia o ensino de Matemática em escolas do campo. Esse estudo teve como objetivo evidenciar os resultados das teses e dissertações que usam a resolução de problemas para o ensino de Matemática em escolas do campo. Para isso, norteamo-nos pela questão de investigação: o que dizem as pesquisas que investigaram a resolução de problemas em escolas do campo? Este estudo caracteriza-se por uma abordagem de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico, seguindo a tipologia estado do conhecimento. As produções analisadas foram localizadas no Catálogo ou Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A fim de analisar os seis trabalhos selecionados e as possíveis contribuições para esse estudo, foram desenvolvidas as categorias: (1) Cenário de investigação das pesquisas mapeadas; (2) Gestão dos problemas em sala; (3) Contribuições da resolução de problemas para o ensino; e, (4) Resultados das pesquisas mapeadas. Esperamos que as contribuições desse estudo apoie possíveis novas tomadas de decisões no sentido de uma articulação entre as práticas vivenciadas no Campo com as práticas realizadas em escolas, além de contribuir com Programas de Pós-graduação e, em cursos de graduação em discussões que envolvam o ensino de Matemática em escolas do Campo. |
| Abstract: | This research is characterized as an interpretative study of 6 theses and dissertations, developed in Postgraduate Programs of Brazilian institutions from 2002 to 2023, which discuss a problem that permeates the teaching of Mathematics in rural schools. This study aimed to highlight the results of theses and dissertations that use problem-solving for teaching Mathematics in rural schools. To this end, we were guided by the research question: what do the researches that investigate problem-solving in rural schools say? This study is characterized by a qualitative approach, of a bibliographic nature, following the state of knowledge typology, as an interpretative study of 6 works, one thesis and five dissertations, developed in Postgraduate Programs of Brazilian institutions in the period from 2002 to 2023. These productions were located in the Catalog or Bank of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). In order to analyze the six selected works and the possible contributions to this study, the following categories were developed: (1) Research scenario of the mapped research; (2) Problem management in the classroom; (3) Contributions of problem solving to teaching; and, (4) Results of the mapped research. We hope that the contributions of this study will support possible new decision-making towards an articulation between the practices experienced in the countryside with the practices carried out in schools, in addition to contributing to Postgraduate Programs and, in undergraduate courses, discussions involving the teaching of Mathematics in rural schools. |
| Palabras clave: | Ensino de matemática Mathematics teaching Escolas rurais Escolas do campo Educação do campo Educação matemática Rural schools Countryside schools Countryside education Mathematics education |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
| Tema: | Educação Escolas rurais Matemática - Estudo e ensino |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
| Cita: | MALAQUIAS, Geliaine Teixeira. Um panorama sobre pesquisas que discutem resolução de problemas em escolas do campo. 2025. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5108 |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5108 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46435 |
| Fecha de defensa: | 27-feb-2025 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ProdutoEducacional.pdf | 5.1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
| PanoramaSobrePesquisas.pdf | 17.63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons

