Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46435
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMalaquias, Geliaine Teixeira-
dc.date.accessioned2025-07-21T13:54:10Z-
dc.date.available2025-07-21T13:54:10Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationMALAQUIAS, Geliaine Teixeira. Um panorama sobre pesquisas que discutem resolução de problemas em escolas do campo. 2025. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5108pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46435-
dc.description.abstractThis research is characterized as an interpretative study of 6 theses and dissertations, developed in Postgraduate Programs of Brazilian institutions from 2002 to 2023, which discuss a problem that permeates the teaching of Mathematics in rural schools. This study aimed to highlight the results of theses and dissertations that use problem-solving for teaching Mathematics in rural schools. To this end, we were guided by the research question: what do the researches that investigate problem-solving in rural schools say? This study is characterized by a qualitative approach, of a bibliographic nature, following the state of knowledge typology, as an interpretative study of 6 works, one thesis and five dissertations, developed in Postgraduate Programs of Brazilian institutions in the period from 2002 to 2023. These productions were located in the Catalog or Bank of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). In order to analyze the six selected works and the possible contributions to this study, the following categories were developed: (1) Research scenario of the mapped research; (2) Problem management in the classroom; (3) Contributions of problem solving to teaching; and, (4) Results of the mapped research. We hope that the contributions of this study will support possible new decision-making towards an articulation between the practices experienced in the countryside with the practices carried out in schools, in addition to contributing to Postgraduate Programs and, in undergraduate courses, discussions involving the teaching of Mathematics in rural schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectEscolas ruraispt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectRural schoolspt_BR
dc.subjectCountryside schoolspt_BR
dc.subjectCountryside educationpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.titleUm panorama sobre pesquisas que discutem resolução de problemas em escolas do campopt_BR
dc.title.alternativeAn overview of research that discusses problem solving in rural schoolspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marin, Douglas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734500640303971pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, Fabiana Fiorezi de Marco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Douglas Carvalho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8752062207121003pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2918049771503529pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa caracteriza-se como um estudo interpretativo de 6 trabalhos sendo, uma tese e cinco dissertações, desenvolvidas em Programas de Pós-graduação de instituições brasileiras no período de 2002 a 2023, que discutem uma problemática que permeia o ensino de Matemática em escolas do campo. Esse estudo teve como objetivo evidenciar os resultados das teses e dissertações que usam a resolução de problemas para o ensino de Matemática em escolas do campo. Para isso, norteamo-nos pela questão de investigação: o que dizem as pesquisas que investigaram a resolução de problemas em escolas do campo? Este estudo caracteriza-se por uma abordagem de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico, seguindo a tipologia estado do conhecimento. As produções analisadas foram localizadas no Catálogo ou Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A fim de analisar os seis trabalhos selecionados e as possíveis contribuições para esse estudo, foram desenvolvidas as categorias: (1) Cenário de investigação das pesquisas mapeadas; (2) Gestão dos problemas em sala; (3) Contribuições da resolução de problemas para o ensino; e, (4) Resultados das pesquisas mapeadas. Esperamos que as contribuições desse estudo apoie possíveis novas tomadas de decisões no sentido de uma articulação entre as práticas vivenciadas no Campo com as práticas realizadas em escolas, além de contribuir com Programas de Pós-graduação e, em cursos de graduação em discussões que envolvam o ensino de Matemática em escolas do Campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration135pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5108pt_BR
dc.orcid.putcode188383493-
dc.crossref.doibatchideb6e7507-a8af-4a04-8017-3abe4a1f9a44-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoEscolas ruraispt_BR
dc.subject.autorizadoMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProdutoEducacional.pdf5.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
PanoramaSobrePesquisas.pdf17.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons