Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46339
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-2660-4878
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Transtorno do aspecto autista: Diagnóstico precoce: Possibilidades e avanço a longo prazo com acompanhamento adequado
Autor: Viceconti, Priscila Fernandes
Primer orientador: Prado, Claudio Gonçalves
Primer miembro de la banca: Jorge, Michelle Gonçalves de Araújo 
Resumen: O diagnóstico do TEA (Transtorno do Espectro Autista) é um divisor de águas no quesito de desenvolvimento da pessoa que possui o laudo. Tendo em vista que a maioria dos sinais se dão até os 5 (cinco) anos de idade, faz-se necessário uma atenção especial da criança, principalmente nessa faixa etária, como o acompanhamento dos marcos do desenvolvimento por seus responsáveis e profissionais que atuam de perto com essa criança, como por exemplo o pediatra e seus educadores e cuidadores. Ao fechamento do diagnóstico, que por sua vez é um diagnóstico clínico, e se trata de um espectro, envolve o engajamento de vários profissionais, juntamente com o histórico fornecido pela família, o médico psiquiatra emite o laudo com CID 11, que possibilitando um olhar mais sensível, terapias que façam com que haja transição decrescente nos níveis de suporte e a concessão de benefícios conforme a Lei 12.764, de 27 de dezembro 2012, que é a Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Palabras clave: Autista
Diagnóstico
Benefícios
Desenvolvimento
Autistic
Diagnosis
Benefits
Development
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: VICECONTI, Priscila Fernandes. Transtorno do aspecto autista: Diagnóstico precoce: Possibilidades e avanço a longo prazo com acompanhamento adequado. 2025. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia à Distância) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46339
Fecha de defensa: 18-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TranstornoAspectoAutista.pdfTCC494.45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.