Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46339
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-2660-4878
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Transtorno do aspecto autista: Diagnóstico precoce: Possibilidades e avanço a longo prazo com acompanhamento adequado
Author: Viceconti, Priscila Fernandes
First Advisor: Prado, Claudio Gonçalves
First member of the Committee: Jorge, Michelle Gonçalves de Araújo 
Summary: O diagnóstico do TEA (Transtorno do Espectro Autista) é um divisor de águas no quesito de desenvolvimento da pessoa que possui o laudo. Tendo em vista que a maioria dos sinais se dão até os 5 (cinco) anos de idade, faz-se necessário uma atenção especial da criança, principalmente nessa faixa etária, como o acompanhamento dos marcos do desenvolvimento por seus responsáveis e profissionais que atuam de perto com essa criança, como por exemplo o pediatra e seus educadores e cuidadores. Ao fechamento do diagnóstico, que por sua vez é um diagnóstico clínico, e se trata de um espectro, envolve o engajamento de vários profissionais, juntamente com o histórico fornecido pela família, o médico psiquiatra emite o laudo com CID 11, que possibilitando um olhar mais sensível, terapias que façam com que haja transição decrescente nos níveis de suporte e a concessão de benefícios conforme a Lei 12.764, de 27 de dezembro 2012, que é a Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Keywords: Autista
Diagnóstico
Benefícios
Desenvolvimento
Autistic
Diagnosis
Benefits
Development
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: VICECONTI, Priscila Fernandes. Transtorno do aspecto autista: Diagnóstico precoce: Possibilidades e avanço a longo prazo com acompanhamento adequado. 2025. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia à Distância) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46339
Date of defense: 18-Jun-2025
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TranstornoAspectoAutista.pdfTCC494.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.