Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46317| ORCID: | http://orcid.org/0009-0002-6012-1691 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | A formação do docente e as demandas educacionais na educação especial |
| Título(s) alternativo(s): | Teacher training and educational demands in special education |
| Autor(es): | Resende, Sabrina Teixeira de |
| Primeiro orientador: | Prado, Claudio Gonçalves |
| Primeiro membro da banca: | Araujo, Michele de Oliveira Gonçalves |
| Segundo membro da banca: | Pereira, Mariana Gomes |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a formação docente voltada para a atuação na Educação Especial e seu impacto na promoção da inclusão escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica, com o intuito de compreender como a formação inicial e continuada dos professores influencia a qualidade do atendimento educacional oferecido aos alunos com deficiência. São discutidos aspectos da legislação vigente, como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, além das políticas públicas educacionais voltadas à inclusão. O estudo também aborda os principais desafios enfrentados pelos docentes no cotidiano escolar, como a falta de preparo específico, ausência de recursos adequados e dificuldades na adaptação do currículo às necessidades dos alunos. A análise de produções teóricas de autores reconhecidos na área da Educação Especial e Inclusiva revela que a formação inicial dos professores, em geral, ainda é insuficiente para lidar com a diversidade presente nas salas de aula. Nesse sentido, destaca-se a importância da formação continuada como estratégia fundamental para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inclusivas, reflexivas e eficazes. Conclui-se que investir na qualificação dos profissionais da educação é essencial para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva e democrática. |
| Palavras-chave: | Formação docente Educação especial Inclusão escolar |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::OUTROS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | RESENDE, Sabrina Teixeira. A formação do docente e as demandas educacionais na educação especial. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46317 |
| Data de defesa: | 18-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FomaçãoDocenteDemandas.pdf | 231.62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
