Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46317| ORCID: | http://orcid.org/0009-0002-6012-1691 |
| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | A formação do docente e as demandas educacionais na educação especial |
| Alternate title (s): | Teacher training and educational demands in special education |
| Author: | Resende, Sabrina Teixeira de |
| First Advisor: | Prado, Claudio Gonçalves |
| First member of the Committee: | Araujo, Michele de Oliveira Gonçalves |
| Second member of the Committee: | Pereira, Mariana Gomes |
| Summary: | Este trabalho tem como objetivo analisar a formação docente voltada para a atuação na Educação Especial e seu impacto na promoção da inclusão escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica, com o intuito de compreender como a formação inicial e continuada dos professores influencia a qualidade do atendimento educacional oferecido aos alunos com deficiência. São discutidos aspectos da legislação vigente, como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, além das políticas públicas educacionais voltadas à inclusão. O estudo também aborda os principais desafios enfrentados pelos docentes no cotidiano escolar, como a falta de preparo específico, ausência de recursos adequados e dificuldades na adaptação do currículo às necessidades dos alunos. A análise de produções teóricas de autores reconhecidos na área da Educação Especial e Inclusiva revela que a formação inicial dos professores, em geral, ainda é insuficiente para lidar com a diversidade presente nas salas de aula. Nesse sentido, destaca-se a importância da formação continuada como estratégia fundamental para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inclusivas, reflexivas e eficazes. Conclui-se que investir na qualificação dos profissionais da educação é essencial para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva e democrática. |
| Keywords: | Formação docente Educação especial Inclusão escolar |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::OUTROS |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | RESENDE, Sabrina Teixeira. A formação do docente e as demandas educacionais na educação especial. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46317 |
| Date of defense: | 18-Jun-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| FomaçãoDocenteDemandas.pdf | 231.62 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
