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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorResende, Sabrina Teixeira de-
dc.date.accessioned2025-07-02T13:16:46Z-
dc.date.available2025-07-02T13:16:46Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.citationRESENDE, Sabrina Teixeira. A formação do docente e as demandas educacionais na educação especial. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46317-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleA formação do docente e as demandas educacionais na educação especialpt_BR
dc.title.alternativeTeacher training and educational demands in special educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Claudio Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9478460919367913pt_BR
dc.contributor.referee1Araujo, Michele de Oliveira Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8177013934460120pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Mariana Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1138453264386158pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a formação docente voltada para a atuação na Educação Especial e seu impacto na promoção da inclusão escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica, com o intuito de compreender como a formação inicial e continuada dos professores influencia a qualidade do atendimento educacional oferecido aos alunos com deficiência. São discutidos aspectos da legislação vigente, como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, além das políticas públicas educacionais voltadas à inclusão. O estudo também aborda os principais desafios enfrentados pelos docentes no cotidiano escolar, como a falta de preparo específico, ausência de recursos adequados e dificuldades na adaptação do currículo às necessidades dos alunos. A análise de produções teóricas de autores reconhecidos na área da Educação Especial e Inclusiva revela que a formação inicial dos professores, em geral, ainda é insuficiente para lidar com a diversidade presente nas salas de aula. Nesse sentido, destaca-se a importância da formação continuada como estratégia fundamental para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inclusivas, reflexivas e eficazes. Conclui-se que investir na qualificação dos profissionais da educação é essencial para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva e democrática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

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