Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46317Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Resende, Sabrina Teixeira de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-02T13:16:46Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-02T13:16:46Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-18 | - |
| dc.identifier.citation | RESENDE, Sabrina Teixeira. A formação do docente e as demandas educacionais na educação especial. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46317 | - |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Educação especial | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
| dc.title | A formação do docente e as demandas educacionais na educação especial | pt_BR |
| dc.title.alternative | Teacher training and educational demands in special education | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Prado, Claudio Gonçalves | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9478460919367913 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Araujo, Michele de Oliveira Gonçalves | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8177013934460120 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Pereira, Mariana Gomes | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1138453264386158 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar a formação docente voltada para a atuação na Educação Especial e seu impacto na promoção da inclusão escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica, com o intuito de compreender como a formação inicial e continuada dos professores influencia a qualidade do atendimento educacional oferecido aos alunos com deficiência. São discutidos aspectos da legislação vigente, como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, além das políticas públicas educacionais voltadas à inclusão. O estudo também aborda os principais desafios enfrentados pelos docentes no cotidiano escolar, como a falta de preparo específico, ausência de recursos adequados e dificuldades na adaptação do currículo às necessidades dos alunos. A análise de produções teóricas de autores reconhecidos na área da Educação Especial e Inclusiva revela que a formação inicial dos professores, em geral, ainda é insuficiente para lidar com a diversidade presente nas salas de aula. Nesse sentido, destaca-se a importância da formação continuada como estratégia fundamental para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inclusivas, reflexivas e eficazes. Conclui-se que investir na qualificação dos profissionais da educação é essencial para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva e democrática. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 39 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FomaçãoDocenteDemandas.pdf | 231.62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
