Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46315| ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-2906-9317 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | A contação de histórias como estratégia pedagógica no desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças |
| Autor(es): | Melo, Denise Saraiva de |
| Primeiro orientador: | Oliveira, Guilherme Saramago de |
| Primeiro membro da banca: | Faria, Tatiane Daby de Fatima |
| Segundo membro da banca: | Santos, Josely Alves dos |
| Resumo: | O presente artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo analisar de que maneira a contação de histórias contribui para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças na Educação Infantil. A investigação buscou compreender como essa prática pode favorecer a aprendizagem significativa por meio do estímulo à linguagem, imaginação, memória, atenção, empatia e habilidades de convivência. Os estudos analisados demonstram que a contação de histórias atua como uma ferramenta pedagógica eficaz, pois integra aspectos lúdicos e afetivos que promovem o desenvolvimento integral das crianças. Além de ampliar o vocabulário e desenvolver o raciocínio lógico, a escuta de narrativas fortalece vínculos emocionais, promove a expressão de sentimentos e a construção de valores sociais. O educador, nesse processo, desempenha o papel de mediador, sendo responsável por selecionar histórias adequadas e conduzir a interação de maneira intencional e reflexiva, criando um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado. |
| Palavras-chave: | Contação de histórias Estratégia pedagógica Desenvolvimento cognitivo Desenvolvimento emocional Educação infantil |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | MELO, Denise Saraiva de. A contação de histórias como estratégia pedagógica no desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. 2025. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46315 |
| Data de defesa: | 18-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ContaçãoDeHistórias.pdf | TCC | 204.92 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
