Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46315
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-2906-9317
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A contação de histórias como estratégia pedagógica no desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças
Autor: Melo, Denise Saraiva de
Primer orientador: Oliveira, Guilherme Saramago de
Primer miembro de la banca: Faria, Tatiane Daby de Fatima
Segundo miembro de la banca: Santos, Josely Alves dos
Resumen: O presente artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo analisar de que maneira a contação de histórias contribui para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças na Educação Infantil. A investigação buscou compreender como essa prática pode favorecer a aprendizagem significativa por meio do estímulo à linguagem, imaginação, memória, atenção, empatia e habilidades de convivência. Os estudos analisados demonstram que a contação de histórias atua como uma ferramenta pedagógica eficaz, pois integra aspectos lúdicos e afetivos que promovem o desenvolvimento integral das crianças. Além de ampliar o vocabulário e desenvolver o raciocínio lógico, a escuta de narrativas fortalece vínculos emocionais, promove a expressão de sentimentos e a construção de valores sociais. O educador, nesse processo, desempenha o papel de mediador, sendo responsável por selecionar histórias adequadas e conduzir a interação de maneira intencional e reflexiva, criando um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado.
Palabras clave: Contação de histórias
Estratégia pedagógica
Desenvolvimento cognitivo
Desenvolvimento emocional
Educação infantil
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MELO, Denise Saraiva de. A contação de histórias como estratégia pedagógica no desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. 2025. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46315
Fecha de defensa: 18-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ContaçãoDeHistórias.pdfTCC204.92 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.