Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46315| ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-2906-9317 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | A contação de histórias como estratégia pedagógica no desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças |
| Autor: | Melo, Denise Saraiva de |
| Primer orientador: | Oliveira, Guilherme Saramago de |
| Primer miembro de la banca: | Faria, Tatiane Daby de Fatima |
| Segundo miembro de la banca: | Santos, Josely Alves dos |
| Resumen: | O presente artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo analisar de que maneira a contação de histórias contribui para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças na Educação Infantil. A investigação buscou compreender como essa prática pode favorecer a aprendizagem significativa por meio do estímulo à linguagem, imaginação, memória, atenção, empatia e habilidades de convivência. Os estudos analisados demonstram que a contação de histórias atua como uma ferramenta pedagógica eficaz, pois integra aspectos lúdicos e afetivos que promovem o desenvolvimento integral das crianças. Além de ampliar o vocabulário e desenvolver o raciocínio lógico, a escuta de narrativas fortalece vínculos emocionais, promove a expressão de sentimentos e a construção de valores sociais. O educador, nesse processo, desempenha o papel de mediador, sendo responsável por selecionar histórias adequadas e conduzir a interação de maneira intencional e reflexiva, criando um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado. |
| Palabras clave: | Contação de histórias Estratégia pedagógica Desenvolvimento cognitivo Desenvolvimento emocional Educação infantil |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | MELO, Denise Saraiva de. A contação de histórias como estratégia pedagógica no desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. 2025. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46315 |
| Fecha de defensa: | 18-jun-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ContaçãoDeHistórias.pdf | TCC | 204.92 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
