Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46315| ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-2906-9317 |
| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | A contação de histórias como estratégia pedagógica no desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças |
| Author: | Melo, Denise Saraiva de |
| First Advisor: | Oliveira, Guilherme Saramago de |
| First member of the Committee: | Faria, Tatiane Daby de Fatima |
| Second member of the Committee: | Santos, Josely Alves dos |
| Summary: | O presente artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo analisar de que maneira a contação de histórias contribui para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças na Educação Infantil. A investigação buscou compreender como essa prática pode favorecer a aprendizagem significativa por meio do estímulo à linguagem, imaginação, memória, atenção, empatia e habilidades de convivência. Os estudos analisados demonstram que a contação de histórias atua como uma ferramenta pedagógica eficaz, pois integra aspectos lúdicos e afetivos que promovem o desenvolvimento integral das crianças. Além de ampliar o vocabulário e desenvolver o raciocínio lógico, a escuta de narrativas fortalece vínculos emocionais, promove a expressão de sentimentos e a construção de valores sociais. O educador, nesse processo, desempenha o papel de mediador, sendo responsável por selecionar histórias adequadas e conduzir a interação de maneira intencional e reflexiva, criando um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado. |
| Keywords: | Contação de histórias Estratégia pedagógica Desenvolvimento cognitivo Desenvolvimento emocional Educação infantil |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | MELO, Denise Saraiva de. A contação de histórias como estratégia pedagógica no desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. 2025. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46315 |
| Date of defense: | 18-Jun-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ContaçãoDeHistórias.pdf | TCC | 204.92 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
