Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46315Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Melo, Denise Saraiva de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-02T13:07:01Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-02T13:07:01Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-18 | - |
| dc.identifier.citation | MELO, Denise Saraiva de. A contação de histórias como estratégia pedagógica no desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. 2025. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46315 | - |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
| dc.subject | Estratégia pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento emocional | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.title | A contação de histórias como estratégia pedagógica no desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Guilherme Saramago de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9522343899468842 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Faria, Tatiane Daby de Fatima | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3584847393958468 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Santos, Josely Alves dos | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5160346954806173 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo analisar de que maneira a contação de histórias contribui para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças na Educação Infantil. A investigação buscou compreender como essa prática pode favorecer a aprendizagem significativa por meio do estímulo à linguagem, imaginação, memória, atenção, empatia e habilidades de convivência. Os estudos analisados demonstram que a contação de histórias atua como uma ferramenta pedagógica eficaz, pois integra aspectos lúdicos e afetivos que promovem o desenvolvimento integral das crianças. Além de ampliar o vocabulário e desenvolver o raciocínio lógico, a escuta de narrativas fortalece vínculos emocionais, promove a expressão de sentimentos e a construção de valores sociais. O educador, nesse processo, desempenha o papel de mediador, sendo responsável por selecionar histórias adequadas e conduzir a interação de maneira intencional e reflexiva, criando um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 22 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 187190798 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ContaçãoDeHistórias.pdf | TCC | 204.92 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
