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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45748
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Embargado |
Embargo Date: | 2027-05-18 |
Title: | Fracasso escolar e inserção no mundo da criminalidade: reflexões sobre a adolescência encarcerada |
Alternate title (s): | School failure and involvement in the world of crime: reflections on incarcerated adolescence |
Author: | Brandão, Eduarda Campos |
First Advisor: | Cury, Daniel Gonçalves |
First member of the Committee: | Santos, Yara Magalhães dos |
Second member of the Committee: | Rocha, Juliana Andrade |
Summary: | Este estudo teve como objetivo analisar os elementos, relacionados à educação, presentes em reportagens nas quais constem discursos publicizados de adolescentes em situação de encarceramento, no intuito de compreender possíveis relações entre o fracasso escolar e o envolvimento com a criminalidade, bem como refletir sobre as possibilidades educativas oferecidas pelas medidas socioeducativas de internação. A investigação teve como base teórica a Psicologia Histórico-Cultural e a Psicologia Escolar e Educacional Crítica, que ofereceram suporte para compreender como os sentidos construídos pelos adolescentes sobre suas próprias vivências estão ligados a processos sociais mais amplos. Utilizando a técnica de análise de conteúdo, foram examinadas quatro reportagens veiculadas na mídia, a partir das quais emergiram três eixos de reflexão. Os relatos analisados revelam histórias marcadas por negligência, ausência de direitos e exclusão, sobretudo dentro do sistema educacional, que muitas vezes deixa de ser um espaço de possibilidades para se tornar um ambiente que silencia, limita e afasta. A pesquisa também apontou um descompasso significativo entre as intenções previstas na legislação e a realidade enfrentada pelos adolescentes dentro das instituições socioeducativas, o que evidencia a urgência de repensar a real finalidade das medidas socioeducativas de internação, assim como o papel do Estado não apenas durante a internação, mas também nos períodos que a antecedem e, principalmente, no período posterior à privação de liberdade, quando os adolescentes retornam ao convívio social sem o suporte necessário. A Psicologia Escolar e Educacional, quando atua de forma ética e comprometida, pode colaborar na construção de espaços mais humanos, nos quais a educação cumpra seu papel de acolher, libertar e transformar. |
Keywords: | fracasso escolar Incarceration school failure School and Educational Psychology medidas socioeducativas de internação adolescência medidas socioeducativas de internação Psicologia Escolar e Educacional encarceramento adolescence detention-based socio-educational measures |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | BRANDÃO, Eduarda Campos. Fracasso escolar e inserção no mundo da criminalidade: reflexões sobre a adolescência encarcerada. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45748 |
Date of defense: | 13-May-2025 |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
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FracassoEscolarInserção.pdf Until 2027-05-18 | TCC | 420.91 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
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