Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45748
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBrandão, Eduarda Campos-
dc.date.accessioned2025-05-20T14:13:15Z-
dc.date.available2025-05-20T14:13:15Z-
dc.date.issued2025-05-13-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Eduarda Campos. Fracasso escolar e inserção no mundo da criminalidade: reflexões sobre a adolescência encarcerada. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45748-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectfracasso escolarpt_BR
dc.subjectIncarcerationpt_BR
dc.subjectschool failure School and Educational Psychologypt_BR
dc.subjectmedidas socioeducativas de internaçãopt_BR
dc.subjectadolescênciapt_BR
dc.subjectmedidas socioeducativas de internaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia Escolar e Educacionalpt_BR
dc.subjectencarceramentopt_BR
dc.subjectadolescencept_BR
dc.subjectdetention-based socio-educationalpt_BR
dc.subjectmeasurespt_BR
dc.titleFracasso escolar e inserção no mundo da criminalidade: reflexões sobre a adolescência encarceradapt_BR
dc.title.alternativeSchool failure and involvement in the world of crime: reflections on incarcerated adolescencept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cury, Daniel Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2605252184105436pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Yara Magalhães dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9238017578078410pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Juliana Andrade-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4236236552227096pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar os elementos, relacionados à educação, presentes em reportagens nas quais constem discursos publicizados de adolescentes em situação de encarceramento, no intuito de compreender possíveis relações entre o fracasso escolar e o envolvimento com a criminalidade, bem como refletir sobre as possibilidades educativas oferecidas pelas medidas socioeducativas de internação. A investigação teve como base teórica a Psicologia Histórico-Cultural e a Psicologia Escolar e Educacional Crítica, que ofereceram suporte para compreender como os sentidos construídos pelos adolescentes sobre suas próprias vivências estão ligados a processos sociais mais amplos. Utilizando a técnica de análise de conteúdo, foram examinadas quatro reportagens veiculadas na mídia, a partir das quais emergiram três eixos de reflexão. Os relatos analisados revelam histórias marcadas por negligência, ausência de direitos e exclusão, sobretudo dentro do sistema educacional, que muitas vezes deixa de ser um espaço de possibilidades para se tornar um ambiente que silencia, limita e afasta. A pesquisa também apontou um descompasso significativo entre as intenções previstas na legislação e a realidade enfrentada pelos adolescentes dentro das instituições socioeducativas, o que evidencia a urgência de repensar a real finalidade das medidas socioeducativas de internação, assim como o papel do Estado não apenas durante a internação, mas também nos períodos que a antecedem e, principalmente, no período posterior à privação de liberdade, quando os adolescentes retornam ao convívio social sem o suporte necessário. A Psicologia Escolar e Educacional, quando atua de forma ética e comprometida, pode colaborar na construção de espaços mais humanos, nos quais a educação cumpra seu papel de acolher, libertar e transformar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration48pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.embargo.termsHá artigo, oriundo deste TCC, em confecção para submissão à revista científica, não podendo seu acesso ser livre até que seja publicado.pt_BR
dc.description.embargo2027-05-18-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FracassoEscolarInserção.pdf
  Until 2027-05-18
TCC420.91 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.