Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45748
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Brandão, Eduarda Campos | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-20T14:13:15Z | - |
dc.date.available | 2025-05-20T14:13:15Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
dc.identifier.citation | BRANDÃO, Eduarda Campos. Fracasso escolar e inserção no mundo da criminalidade: reflexões sobre a adolescência encarcerada. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45748 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | Incarceration | pt_BR |
dc.subject | school failure School and Educational Psychology | pt_BR |
dc.subject | medidas socioeducativas de internação | pt_BR |
dc.subject | adolescência | pt_BR |
dc.subject | medidas socioeducativas de internação | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Escolar e Educacional | pt_BR |
dc.subject | encarceramento | pt_BR |
dc.subject | adolescence | pt_BR |
dc.subject | detention-based socio-educational | pt_BR |
dc.subject | measures | pt_BR |
dc.title | Fracasso escolar e inserção no mundo da criminalidade: reflexões sobre a adolescência encarcerada | pt_BR |
dc.title.alternative | School failure and involvement in the world of crime: reflections on incarcerated adolescence | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cury, Daniel Gonçalves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2605252184105436 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Yara Magalhães dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9238017578078410 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rocha, Juliana Andrade | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4236236552227096 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo analisar os elementos, relacionados à educação, presentes em reportagens nas quais constem discursos publicizados de adolescentes em situação de encarceramento, no intuito de compreender possíveis relações entre o fracasso escolar e o envolvimento com a criminalidade, bem como refletir sobre as possibilidades educativas oferecidas pelas medidas socioeducativas de internação. A investigação teve como base teórica a Psicologia Histórico-Cultural e a Psicologia Escolar e Educacional Crítica, que ofereceram suporte para compreender como os sentidos construídos pelos adolescentes sobre suas próprias vivências estão ligados a processos sociais mais amplos. Utilizando a técnica de análise de conteúdo, foram examinadas quatro reportagens veiculadas na mídia, a partir das quais emergiram três eixos de reflexão. Os relatos analisados revelam histórias marcadas por negligência, ausência de direitos e exclusão, sobretudo dentro do sistema educacional, que muitas vezes deixa de ser um espaço de possibilidades para se tornar um ambiente que silencia, limita e afasta. A pesquisa também apontou um descompasso significativo entre as intenções previstas na legislação e a realidade enfrentada pelos adolescentes dentro das instituições socioeducativas, o que evidencia a urgência de repensar a real finalidade das medidas socioeducativas de internação, assim como o papel do Estado não apenas durante a internação, mas também nos períodos que a antecedem e, principalmente, no período posterior à privação de liberdade, quando os adolescentes retornam ao convívio social sem o suporte necessário. A Psicologia Escolar e Educacional, quando atua de forma ética e comprometida, pode colaborar na construção de espaços mais humanos, nos quais a educação cumpra seu papel de acolher, libertar e transformar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 48 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | Há artigo, oriundo deste TCC, em confecção para submissão à revista científica, não podendo seu acesso ser livre até que seja publicado. | pt_BR |
dc.description.embargo | 2027-05-18 | - |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FracassoEscolarInserção.pdf Until 2027-05-18 | TCC | 420.91 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.