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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45748| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Embargado |
| Fecha de embargo: | 2027-05-18 |
| Título: | Fracasso escolar e inserção no mundo da criminalidade: reflexões sobre a adolescência encarcerada |
| Título (s) alternativo (s): | School failure and involvement in the world of crime: reflections on incarcerated adolescence |
| Autor: | Brandão, Eduarda Campos |
| Primer orientador: | Cury, Daniel Gonçalves |
| Primer miembro de la banca: | Santos, Yara Magalhães dos |
| Segundo miembro de la banca: | Rocha, Juliana Andrade |
| Resumen: | Este estudo teve como objetivo analisar os elementos, relacionados à educação, presentes em reportagens nas quais constem discursos publicizados de adolescentes em situação de encarceramento, no intuito de compreender possíveis relações entre o fracasso escolar e o envolvimento com a criminalidade, bem como refletir sobre as possibilidades educativas oferecidas pelas medidas socioeducativas de internação. A investigação teve como base teórica a Psicologia Histórico-Cultural e a Psicologia Escolar e Educacional Crítica, que ofereceram suporte para compreender como os sentidos construídos pelos adolescentes sobre suas próprias vivências estão ligados a processos sociais mais amplos. Utilizando a técnica de análise de conteúdo, foram examinadas quatro reportagens veiculadas na mídia, a partir das quais emergiram três eixos de reflexão. Os relatos analisados revelam histórias marcadas por negligência, ausência de direitos e exclusão, sobretudo dentro do sistema educacional, que muitas vezes deixa de ser um espaço de possibilidades para se tornar um ambiente que silencia, limita e afasta. A pesquisa também apontou um descompasso significativo entre as intenções previstas na legislação e a realidade enfrentada pelos adolescentes dentro das instituições socioeducativas, o que evidencia a urgência de repensar a real finalidade das medidas socioeducativas de internação, assim como o papel do Estado não apenas durante a internação, mas também nos períodos que a antecedem e, principalmente, no período posterior à privação de liberdade, quando os adolescentes retornam ao convívio social sem o suporte necessário. A Psicologia Escolar e Educacional, quando atua de forma ética e comprometida, pode colaborar na construção de espaços mais humanos, nos quais a educação cumpra seu papel de acolher, libertar e transformar. |
| Palabras clave: | fracasso escolar Incarceration school failure School and Educational Psychology medidas socioeducativas de internação adolescência medidas socioeducativas de internação Psicologia Escolar e Educacional encarceramento adolescence detention-based socio-educational measures |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | BRANDÃO, Eduarda Campos. Fracasso escolar e inserção no mundo da criminalidade: reflexões sobre a adolescência encarcerada. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45748 |
| Fecha de defensa: | 13-may-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| FracassoEscolarInserção.pdf Hasta 2027-05-18 | TCC | 420.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
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