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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2027-05-18
Título: Fracasso escolar e inserção no mundo da criminalidade: reflexões sobre a adolescência encarcerada
Título(s) alternativo(s): School failure and involvement in the world of crime: reflections on incarcerated adolescence
Autor(es): Brandão, Eduarda Campos
Primeiro orientador: Cury, Daniel Gonçalves
Primeiro membro da banca: Santos, Yara Magalhães dos
Segundo membro da banca: Rocha, Juliana Andrade
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar os elementos, relacionados à educação, presentes em reportagens nas quais constem discursos publicizados de adolescentes em situação de encarceramento, no intuito de compreender possíveis relações entre o fracasso escolar e o envolvimento com a criminalidade, bem como refletir sobre as possibilidades educativas oferecidas pelas medidas socioeducativas de internação. A investigação teve como base teórica a Psicologia Histórico-Cultural e a Psicologia Escolar e Educacional Crítica, que ofereceram suporte para compreender como os sentidos construídos pelos adolescentes sobre suas próprias vivências estão ligados a processos sociais mais amplos. Utilizando a técnica de análise de conteúdo, foram examinadas quatro reportagens veiculadas na mídia, a partir das quais emergiram três eixos de reflexão. Os relatos analisados revelam histórias marcadas por negligência, ausência de direitos e exclusão, sobretudo dentro do sistema educacional, que muitas vezes deixa de ser um espaço de possibilidades para se tornar um ambiente que silencia, limita e afasta. A pesquisa também apontou um descompasso significativo entre as intenções previstas na legislação e a realidade enfrentada pelos adolescentes dentro das instituições socioeducativas, o que evidencia a urgência de repensar a real finalidade das medidas socioeducativas de internação, assim como o papel do Estado não apenas durante a internação, mas também nos períodos que a antecedem e, principalmente, no período posterior à privação de liberdade, quando os adolescentes retornam ao convívio social sem o suporte necessário. A Psicologia Escolar e Educacional, quando atua de forma ética e comprometida, pode colaborar na construção de espaços mais humanos, nos quais a educação cumpra seu papel de acolher, libertar e transformar.
Palavras-chave: fracasso escolar
Incarceration
school failure School and Educational Psychology
medidas socioeducativas de internação
adolescência
medidas socioeducativas de internação
Psicologia Escolar e Educacional
encarceramento
adolescence
detention-based socio-educational
measures
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BRANDÃO, Eduarda Campos. Fracasso escolar e inserção no mundo da criminalidade: reflexões sobre a adolescência encarcerada. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45748
Data de defesa: 13-Mai-2025
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