Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45489| ORCID: | http://orcid.org/0009-0002-2401-6771 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Educação ambiental no Instagram: as macrotendências no discurso dos Greenfluencers |
| Autor(es): | Santos, Natália Queiroz |
| Primeiro orientador: | Tavares Júnior, Melchior José |
| Primeiro membro da banca: | Abreu, Gil Ezequiel Pereira de |
| Segundo membro da banca: | Resende, Guilherme Dalla Mutta |
| Resumo: | O objetivo deste trabalho foi identificar influenciadores digitais brasileiros engajados em causas ambientais no Instagram, conhecidos como greenfluencers, bem como analisar as macrotendências da Educação Ambiental em suas postagens. A pesquisa, de abordagem qualitativa, revelou 15 greenfluencers com perfis ativos no país, os quais são categorizados como macro influenciadores, possuindo entre 10 mil e 1 milhão de seguidores. A maioria dos perfis pertence a mulheres, evidenciando o protagonismo feminino nesse campo. Os resultados também indicaram a predominância da macrotendência pragmática da Educação Ambiental nos conteúdos analisados, o que era esperado e também preocupante. Menos expressiva, a macrotendência crítica também foi identificada, abordando temas como crise climática e racismo ambiental. Os greenfluencers têm potencial para fortalecer a Educação Ambiental no Instagram, especialmente quando promovem reflexões mais críticas e engajadas sobre as questões ambientais. |
| Palavras-chave: | Comunicação digital Consumo consciente Ativismo ambiental Digital communication Conscious consumption Environmental activism |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SANTOS, Natália Queiroz. Educação ambiental no Instagram: as macrotendências no discurso dos Greenfluencers. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45489 |
| Data de defesa: | 24-Abr-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EducaçãoAmbientalInstagram.pdf | 365.46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
