Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45489Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Natália Queiroz | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-12T17:11:03Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-12T17:11:03Z | - |
| dc.date.issued | 2025-04-24 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Natália Queiroz. Educação ambiental no Instagram: as macrotendências no discurso dos Greenfluencers. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45489 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Comunicação digital | pt_BR |
| dc.subject | Consumo consciente | pt_BR |
| dc.subject | Ativismo ambiental | pt_BR |
| dc.subject | Digital communication | pt_BR |
| dc.subject | Conscious consumption | pt_BR |
| dc.subject | Environmental activism | pt_BR |
| dc.title | Educação ambiental no Instagram: as macrotendências no discurso dos Greenfluencers | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Tavares Júnior, Melchior José | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9852264647189506 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Abreu, Gil Ezequiel Pereira de | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0673162656979908 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Resende, Guilherme Dalla Mutta | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8143449053228335 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho foi identificar influenciadores digitais brasileiros engajados em causas ambientais no Instagram, conhecidos como greenfluencers, bem como analisar as macrotendências da Educação Ambiental em suas postagens. A pesquisa, de abordagem qualitativa, revelou 15 greenfluencers com perfis ativos no país, os quais são categorizados como macro influenciadores, possuindo entre 10 mil e 1 milhão de seguidores. A maioria dos perfis pertence a mulheres, evidenciando o protagonismo feminino nesse campo. Os resultados também indicaram a predominância da macrotendência pragmática da Educação Ambiental nos conteúdos analisados, o que era esperado e também preocupante. Menos expressiva, a macrotendência crítica também foi identificada, abordando temas como crise climática e racismo ambiental. Os greenfluencers têm potencial para fortalecer a Educação Ambiental no Instagram, especialmente quando promovem reflexões mais críticas e engajadas sobre as questões ambientais. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 23 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 183944188 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| EducaçãoAmbientalInstagram.pdf | 365.46 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
