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dc.creatorSantos, Natália Queiroz-
dc.date.accessioned2025-05-12T17:11:03Z-
dc.date.available2025-05-12T17:11:03Z-
dc.date.issued2025-04-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Natália Queiroz. Educação ambiental no Instagram: as macrotendências no discurso dos Greenfluencers. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45489-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectComunicação digitalpt_BR
dc.subjectConsumo conscientept_BR
dc.subjectAtivismo ambientalpt_BR
dc.subjectDigital communicationpt_BR
dc.subjectConscious consumptionpt_BR
dc.subjectEnvironmental activismpt_BR
dc.titleEducação ambiental no Instagram: as macrotendências no discurso dos Greenfluencerspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares Júnior, Melchior José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852264647189506pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, Gil Ezequiel Pereira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0673162656979908pt_BR
dc.contributor.referee2Resende, Guilherme Dalla Mutta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8143449053228335pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi identificar influenciadores digitais brasileiros engajados em causas ambientais no Instagram, conhecidos como greenfluencers, bem como analisar as macrotendências da Educação Ambiental em suas postagens. A pesquisa, de abordagem qualitativa, revelou 15 greenfluencers com perfis ativos no país, os quais são categorizados como macro influenciadores, possuindo entre 10 mil e 1 milhão de seguidores. A maioria dos perfis pertence a mulheres, evidenciando o protagonismo feminino nesse campo. Os resultados também indicaram a predominância da macrotendência pragmática da Educação Ambiental nos conteúdos analisados, o que era esperado e também preocupante. Menos expressiva, a macrotendência crítica também foi identificada, abordando temas como crise climática e racismo ambiental. Os greenfluencers têm potencial para fortalecer a Educação Ambiental no Instagram, especialmente quando promovem reflexões mais críticas e engajadas sobre as questões ambientais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration23pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.orcid.putcode183944188-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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